segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

introdução a química - alquimia

A Alquimia é uma tradição antiga que surgiu na idade média, combinava elementos de química, física, astrologia, arte, metalurgia, medicina, misticismo, e religião. Existem três objetivos principais na sua prática:
•    Pedra Filosofal: Transmutação dos metais inferiores em ouro;
•    Elixir da Imortalidade (ou Elixir da Longa Vida);
•     Panacéia universal, que curaria o homem de todos os males (ou criar vida humana artificial, os homunculus);
É reconhecido que, apesar de não ter caráter científico, a alquimia foi uma fase importante na qual se desenvolveram muitos dos procedimentos e conhecimentos que mais tarde foram utilizados pela química.
Podemos dividir a história da alquimia em dois movimentos independentes: a alquimia chinesa e a alquimia ocidental. Na cidade de Alexandria, no Egito, onde floresceu nos primeiros séculos da era cristã, a alquimia recebeu influência do neoplatonismo, que diz que a matéria, apesar de múltiplas aparências, é formada por uma substância única, sendo esta a justificativa para a possibilidade da transmutação. Assim, o processo alquímico é obtido pela fusão dos quatro elementos fundamentais da antigüidade: fogo, ar, água e terra.
Durante a Idade Média muitos alquimistas foram julgados pela Inquisição, e condenados à fogueira por alegado pacto com o diabo. Por isto, até os dias de hoje o enxofre, material usado pelos alquimistas, é associado ao demônio.
A pedra filosofal: Vários alquimistas são considerados precursores da moderna medicina, e entre eles destaca-se Paracelso.
A Interpretação dos Textos Alquímicos era dificil devido a alguns fatores, como: a existência de muitas referências mitológicas e cultas... As finalidades deste obscurecimento eram proteger-se de perseguições e não deixar os processos cair na via pública.
O processo alquímico: O trabalho alquímico era por vezes perigoso, pois poderiam sofrer explosão (pólvora), queimadura, envenenamento (gases) e toxicidade por metais, trabalho excessivo, concentração prolongada, frustração repetida, falta de repouso, por vezes isolamento, estímulos à imaginação, etc.
O Homunculus
 Talvez uma das mais “interessantes” idéias dos alquimistas seja a criação de vida humana a partir de materiais inanimados -Geração Espontanea:a vida surge de elementos inanimados. O conceito do homúnculo (pequeno homem) parece ter sido usado pela primeira vez pelo alquimista Paracelsus para designar uma criatura que tinha cerca de 12 polegadas de altura e que, segundo ele, poderia ser criada por meio de sêmen humano posto em uma retorta hermeticamente fechada e aquecida em esterco de cavalo durante 40 dias. Então, segundo ele, se formaria o embrião. Outro alquimista famoso que tentou criar homúnculus foi Johanned Konrad Dippel, que utilizava técnicas bizarras como fecundar ovos de galinha com sêmen humano e tapar o orifício com sangue de menstruação. Essas idéias tornam-se famosas, é o caso de Frankenstein (obra literária de Mary Shelley).
Ligado aos nossos dias: A alquimia medieval acabou fundando, com seus estudos sobre os metais, as bases da química moderna. Diversas novas substâncias foram descobertas pelos alquimistas, como o arsênico. Eles também deixaram como legado alguns procedimentos que usamos até hoje, como o famoso "banho-maria", devido a uma alquimista chamada Maria, a Judia.
Alquimistas famosos: Francis Bacon ; Isaac Newton ;Tomás de Aquino
Nicolas Flamel: nasceu em 1330 na França e a partir de 1380, começa a se dedicar a alquimia prática. Segundo conta-se, consegue produzir prata em torno de 1382 e depois finalmente a transmutação em ouro. Cerca de dez anos mais tarde do início dos experimentos, começa a realizar um grande número de obras de caridade como a construção de hospitais, igrejas, abrigos e cemitérios e os decora com pinturas e esculturas contendo símbolos alquímicos.
Tanto ele como sua esposa gozavam de uma saúde invejável e não aparentavam a idade que tinham, segundo alguns devido aos conhecimentos alquímicos. Flamel faleceu com 88 anos (1418) e sua casa foi saqueada por caçadores de tesouros e gente ávida por encontrar a pedra filosofal ou receitas concretas para sua preparação. A lenda conta que, na realidade, ambos, Flamel e Perrenelle, não morreram, e que em suas tumbas foram encontradas apenas suas roupas em lugar de seus corpos.
Flamel deixou um testamento escrito a seu sobrinho, em que revelava os segredos que descobrira sobre a alquimia. O testamento só foi codificado em 1758.
Curiosidades
•    A casa de Flamel em Paris, construída em 1407, ainda existe e é hoje um restaurante.
•    É citado na série Harry Potter como tendo realmente conseguido criar a pedra filosofal.
•    É citado também no livro O Código Da Vinci como sido um dos grão-mestres do Priorado de Sião.
Robert Boyle: (1627 - 1691) destacou pelos seus trabalhos no âmbito da física e da química. Em 1649-50, se descobre um entusiasta da experimentação, o que mudará sua carreira.. Ele declara que a figura que mais lhe fez entender a filosofia de Descartes foi Robert Hooke (descobre o microscópio), que o apoiou nas principais experiências. É com este último que montou seus principais equipamentos e que estudou a natureza do ar: a câmara de vácuo e a bomba de ar. Dentre as descobertas científicas de Boyle podemos citar:
•    um indicador colorido para os ácidos ( xarope de violeta)
•    o enxofre
•    a acetona
•    o isolamento do hidrogênio
•    a prova que o ar é uma mistura
•    o álcool metílico


Química

É a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, de suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, suas aplicações e sua identificação. Estuda a maneira que os elementos se ligam e reagem entre si, bem como, a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
História
A história da química está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento do homem, já que abarca todas as transformações de matérias e as teorias correspondentes. Considera-se que os princípios básicos da química se recolhem pela primeira vez na obra do cientista britânico Robert Boyle em 1661. A química, como tal, começa a ser explorada um século mais tarde com os trabalhos do francês Antoine Lavoisier e as suas descobertas em relação ao oxigênio, à lei da conservação da massa e combustão.
A racionalização da Química
Um ponto crucial no desenvolvimento da química como ciência foi a racionalização dos conhecimentos empíricos obtidos, procurando criar leis racionais e simplificar de forma coerente as informações obtidas. O principio de conservação da massa e o entendimento da influência da composição da atmosfera nos experimentos, ambos amplamente disseminados a partir dos trabalhos de Lavoisier no final do século XVIII, permitiram que os experimentos se tornassem cada vez mais rigorosos e precisos, em oposição ao caráter qualitativo das experimentações alquimistas.
A racionalização da matéria
A teoria atomística de Dalton teve importantes repercussões. Baseado em dados experimentais, um cientista francês chamado Joseph Proust já tinha proposto formalmente o conceito de que toda substância tinha uma composição constante e homogênea. Assim, a água, por exemplo, independente de sua origem, era sempre composta pela mesma proporção de dois gases: oxigênio e hidrogênio. Juntando esse conceito e seus postulados atomísticos, Dalton organizou de forma racional as diversas substâncias conhecidas, criando uma tabela de substâncias que seriam formadas por apenas um tipo de átomo, e substâncias que eram formadas por uma combinação característica de átomos.
Conceitos fundamentais em química:
Fases ou estados da matéria são conjuntos de configurações que objetos macroscópicos podem apresentar. São três os estados ou fases considerados: sólido, líquido e gasoso, pastoso ou o plasma são estudados em níveis mais avançados de física.
Elemento químico é um conjunto de átomos com o mesmo número de prótons.
Número átomico é o número de prótons que um átomo possui.
Substância são as diferentes variedades de matéria, possui uma composição característica, determinada e um conjunto definido de propriedades. Duas ou mais substâncias agrupadas constituem uma mistura, cuja composição e propriedade são variáveis. O leite, por exemplo, é uma mistura.
Átomo: Um átomo é a menor porção em que pode ser dividido um elemento químico, mantendo ainda as suas propriedades físico-químicas mínimas.
Composto químico: é uma substância formada por dois ou mais elementos, ligados numa proporção fixa e definida. Por exemplo, a água é um composto formado por hidrogênio e oxigênio na proporção de dois para um.
Molécula: é a menor porção de uma substância pura que conserva as propriedades e a composição da substancia. É um conjunto eletricamente neutro de dois ou mais átomos unidos por pares compartilhados de elétrons (ligações covalentes) que se comportam como uma única partícula. Ex.: molécula da água.
Reação química: é uma transformação da matéria em que ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos.
Divisões da quimica:
Química inorgânica : estuda as substâncias inorgânicas
Química orgânica - estuda as substância que contem o átomo Carbono;
Química analítica - trata da análise química de produtos.
Físico-química - estuda as propriedades químicas e físicas da matéria.
Bioquímica - trata dos processos químicos relativos aos seres vivos.
Química industrial - estudo de reações com interesse em processos industriais (ver verbetes Engenharia química e Cálculo de reatores).
Química ambiental
Química medicinal
Petroquímica - trata da obtenção e refinação do petróleo.
Mineralogia
Engenharia Química - ramo da Engenharia dedicado ao projeto e estudo de Indústrias de Processos Químicos.

Exercícios:
01)    Por que o trabalho dos alquimistas foi importante para o desenvolvimento da Química?


02)    Sabemos que os alquimistas contribuíram para o desenvolvimento da Química, pois desenvolveram equipamentos de laboratório e técnicas de produção de várias substâncias. Quais as duas principais motivações que levaram os alquimistas a efetuarem os seus trabalhos?


03)    A gasolina e o álcool são substâncias estudadas em qual ramo da Química?