segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

6º ano A - O Universo

SISTEMA SOLAR
O sistema solar é compostos por 1 estrela (o Sol), 8 planetas (de Mercúrio a Netuno), 5 planetas anões (Plutão, Ceres, Éris, Makemake, Haumea), mais de 150 satélites e milhares de asteróides (principalmente entre Marte e Júpiter e depois de Netuno). Há os cometas também, é claro. É que eles não deram tanta dor de cabeça até agora. A não ser para os dinossauros.... Todos estes corpos celestes são comandados pelo sol, ou para que possamos entender de forma simplificada, giram em torno do sol.
O sol é a estrela mais próxima da Terra. Os outros bilhões de estrelas que compõem o universo estão tão distantes que vemos apenas à noite como pequenos pontos de luz.
Os 8 planetas que fazem parte do sistema solar são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Importante lembrar aqui, que até agosto de 2006 Plutão era considerado o nono planeta, desde então passou a ser classificado como planeta anão.
Os planetas menores e mais próximos do sol são compostos de rochas e metais - Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, chamados de planetas rochosos. Os planetas maiores e mais distantes do sol são planetas gasosos - Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, e são formados basicamente por hidrogênio e hélio!
Com exceção da Terra todos os planetas têm nomes de deuses da mitologia grega e romana. Vamos ver a seguir algumas curiosidades sobre cada planeta.
Mercúrio: Na mitologia: Mensageiro dos deuses É o planeta mais próximo do Sol. Também destaca-se por ser menor de todos os planetas! Temperatura média: 800 C
Vênus: Na mitologia: Deusa do Amor O segundo planeta mais próximo do sol. O planeta mais brilhante de todos! Temperatura média: 480 C
Terra
O terceiro planeta a partir do Sol. Somos o quinto maior planeta do sistema solar e o único capaz de suportar vida! 70% da superfície da Terra é coberto por água, o que é essencial à vida!
Distância do Sol: 149.600.000 km. Diâmetro: 12,756.3 km. Temperatura média: 15 C
Marte: Na mitologia: Deus da Guerra. O quarto planeta a partir do Sol. Também conhecido por planeta vermelho devido a sua cor. Temperatura média: -63 C
Júpiter: Na mitologia: Deus dos Deuses O quinto planeta a partir do Sol. É o maior de todos os planetas! Temperatura média: -150 C
Saturno: Na mitologia: Deus da Agricultura O sexto planeta a partir do Sol. Planeta famoso por seus incríveis anéis formados por partículas de rocha e gelo. Também é o planeta que possui o maior número de luas! Temperatura média: -130 C
Urano: Na mitologia: Deus dos Céus. O sétimo planeta a partir do Sol. É o único planeta que gira de lado! Temperatura média: -214 C
Netuno: Na mitologia: Deus do Mar O oitavo planeta a partir do Sol e o mais distantes deles. Semelhante a Urano se destaca pelo sua cor azulada! Temperatura média: -220 C
Estrelas, planetas rochosos e gasosos, planetas anões, satélites, cometas e asteróides... Quais as diferenças entre todos eles?
Estrelas: O Sol é uma estrela. Estrelas não são habitáveis, mas somente graças a elas a vida pode surgir em algum planeta ao redor.
Planetas: não emitem luz como as estrelas. Mas além disso, para que um corpo celeste ser chamado de planeta ele deve: 1) estar em órbita ao redor do Sol, 2) ter uma forma arredondada. Os planetas são M___________, V________, T________, M______, J__________, S________, U________ e N_______
Satélites: satélites naturais (também chamados luas) são corpos celestes que circulam em torno de um planeta. A Lua é um satélite da Terra
Asteróides: são corpos rochosos que estão em órbita do Sol, mas são pequenos e têm formas irregulares. Às vezes são chamados de planetóides.
Nunca confunda cometas com meteoros, que são as populares “estrelas cadentes”. Embora também venham do espaço, meteoros são um fenômeno atmosférico. Eles riscam um céu com velocidade, todas as noites, sendo visíveis no máximo por alguns segundos. Cometas são corpos celestes que giram em torno do Sol como os planetas e asteróides, e são visíveis no céu por semanas ou meses. Eles não “passam voando”.
O Movimento da Terra
Para as pessoas a terra é estática, imóvel, mas isso não é verdade, pois a terra realiza sim vários movimentos, mas não percebemos. Dentre os movimentos realizados pela terra os mais conhecidos são o de rotação e de translação.
Rotação: É o movimento que a Terra realiza em torno de seu próprio eixo, esse movimento é responsável pela consolidação dos dias e das noites, o tempo gasto para realização do movimento de rotação é de 23 horas, 56 minutos e 4 segundos.
Translação: É o movimento que a Terra realiza em torno do sol, esse movimento altera a distância entre a terra e o sol, tal movimento gasta 365 dias, 6 horas e 48 minutos. Assim, um ano não bissexto tem um défice de 6 horas e 4 minutos em relação ao movimento real de translação. Este défice, ao fim de 4 anos de "acumulação", origina 24 horas (6h*4anos=24h) e é "compensado" com um ano bissexto (onde se acrescenta mais um dia). Isto para, "acertar" o nosso calendário com o movimento de translação da Terra. É responsável pelas estações do ano.
Estações do ano
As datas que marcam o início das estações do ano determinam também a maneira e a intensidade com que os raios solares atingem a Terra em seu movimento de translação.
Para se observar onde e com que intensidade os raios solares incidem sobre os diferentes locais da superfície terrestre, toma-se como ponto de referência a linha do Equador.
As estações do ano estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento das atividades humanas, como a agricultura e a pecuária. Além disso, determinam os tipos de vegetação e clima de todas as regiões da Terra. E são opostas em relação aos dois hemisférios do planeta (Norte e Sul).
Quando no hemisfério Norte é inverno, no hemisfério Sul é verão. Da mesma maneira, quando for primavera em um dos hemisférios, será outono no outro. Isso ocorre justamente em função da posição que cada hemisfério ocupa em relação ao Sol naquele período, o que determina a quantidade de irradiação solar que está recebendo.
Durante o inverno, as noites são tanto mais longas quanto mais o Sol se afasta da linha do Equador. É esse afastamento que faz as temperaturas diminuírem. Já durante o verão, os dias são tanto mais longos quanto mais o Sol se aproxima da linha do Equador e dos trópicos. Por isso, as temperaturas se elevam. No outono e na primavera, os dias e as noites têm a mesma duração.
Equinócio: No dia 21 de março e 23 de setembro ocorre o equinócio, tendo o dia e a noite a mesma duração na maior parte dos lugares da Terra.
Solstício: ocorrem nos dias 21 de junho e 21 de dezembro.
As quatro estações
Outono : De 21 de março a 21 de junho.  Também conhecido como o tempo da colheita, pois é nesta época que ocorrem as grandes colheitas. Os dias ficam mais curtos e mais frescos.
Inverno: De 21 de junho a 23 de setembro. O inverno é a estação mais fria do ano. Os dias são curtos e por isso escurece mais cedo.
Primavera: De 23 de setembro a 21 de dezembro. Com o fim do inverno, os dias voltam a ser mais longos e quentes. Este é o período em que os animais se reproduzem e constroem seus ninhos.
Verão: De 21 de dezembro a 21 de março. Muito calor e dias bem longos. Neste período a Terra recebe mais chuva por causa da vaporização das águas.