domingo, 11 de setembro de 2011

exercícios de divisão celular

Meus queridos alunos, 
entregar dia 26 de setembro o gabarito desses exercicios.
Lembrando, é manuscrito e individual


LISTA DE EXERCÍCIOS – DIVISÃO CELULAR
Aula complementar

01 – (UFPE – 2006) A todo momento, os seres vivos pluricelulares perdem muitas células do próprio corpo, como, por exemplo, quando ocorrem ferimentos, quando os alimentos passam pelo trato digestório e até mesmo quando há o envelhecimento celular, mas, graças a um processo de divisão celular, a mitose, as células somáticas são repostas diariamente. No entanto, para uma célula se dividir em duas novas células iguais, ela deve passar por um processo anterior de multiplicação do seu conteúdo. Essa etapa é conhecida como interfase.
Existe um segundo tipo de divisão celular, a meiose, que ocorre somente nas células gaméticas. Esse processo permite que o número cromossômico das espécies seja mantido após o evento da fecundação e que os indivíduos sejam geneticamente diferentes entre si. Portanto, as células podem se dividir por mitose e/ou meiose.
Assinale a alternativa correta.
a) Os processos de mitose e meiose ocorrem em todos os seres vivos.
b) O número cromossômico permanece igual após ambos os processos, contudo as células que realizam o segundo tipo de divisão celular sofrem a permuta gênica, o que gera variabilidade genética.
c) A transcrição de RNA ocorre principalmente na interfase. Durante os processos de divisões, a transcrição diminui, chegando até à inativação.
d) Na fase de metáfase, os fusos mitóticos se ligam aos telômeros dos cromossomos.
e) Tanto na anáfase da mitose quanto nas anáfases I e II da meiose, as cromátides irmãs são separadas para os pólos opostos.

02 – (UFSC – 2005) A Mitose e a Meiose são importantes processos biológicos, pois permitem que o número de cromossomos de uma célula permaneça igual, ou seja reduzido, para possibilitar sua restauração numérica após a fecundação. Com relação aos eventos e aos resultados destes dois processos, é CORRETO afirmar que:
(01) ao contrário da Mitose, que ocorre em todas as células, a Meiose restringe-se àquelas da linha germinativa, que produzirão gametas.
(02) nos dois processos, ocorre a compactação da cromatina, fenômeno este que, além de facilitar a divisão correta dos cromossomos, impede que o material genético seja atacado por enzimas, presentes no citoplasma, que destroem o DNA.
(04) uma mutação que ocorra em uma das cromátides de uma célula somática será transmitida a todas as suas células-filhas, através da divisão mitótica.
(08) a Mitose é o sistema de reprodução dos organismos nos quais não existe a presença de sexo nem a formação de células germinativas.
(16) se considerarmos, em uma mesma espécie, duas células-filhas, uma originada por Mitose e a outra por Meiose, a primeira conterá metade do número de cromossomos e o dobro da quantidade de DNA da segunda.
(32) na Meiose, existe a possibilidade de ocorrer o fenômeno de recombinação, que é a troca de segmentos entre quaisquer dois cromossomos, gerando, com isso, alta variabilidade genética para os indivíduos envolvidos.
(64) a Meiose compreende duas etapas de divisão cromossômica, sendo que, após a primeira, o número de cromossomos das células-filhas é metade do das células-mães.
Soma: _______

03) (UFRO-RO) Os ítens abaixo se referem à mitose e todos eles estão corretos, exceto:
a) É um processo de divisão celular importante para o crescimento dos organismos.
b) Ocorre nas células somáticas de animais e vegetais.
c) Uma célula-mãe origina duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos.
d) A duplicação do DNA ocorre na fase da metáfase.
e) Na fase da telófase, forma-se uma nova membrana nuclear em torno dos cromossomos e o citoplasma se divide.

 04) Mitose é um processo de divisão celular pelo qual uma célula origina duas outras com o mesmo número de cromossomos. Com relação à divisão celular, podemos afirmar que:
a) na mitose a célula-mãe diplóide origina células-filhas haplóides.
b) a intérfase caracteriza-se pela pouca atividade metabólica desempenhada pela célula.
c) a mitose é precedida de uma duplicação de material genético.
d) durante a divisão celular a organização do núcleo mantém-se inalterada.
e) no período de mitose a quantidade de DNA mantém-se constante.

05) Uma pessoa com câncer foi submetida a um tratamento quimioterápico, após o qual não houve formação de novas células tumorais. Considerando-se somente essa informação, é possível inferir que, nas células tumorais, os agentes quimioterápicos atuam sobre:
a) a membrana plasmática tornando impermeável qualquer substância.
b) as mitocôndrias impedindo que realizem respiração aeróbica.
c) os peroxissomos bloqueando a produção de catalase.
d) algum ponto de ciclo celular fazendo cessar as mitoses.
e) o ciclo celular acelerando as mitoses.

06)  A vimblastina é um quimioterápico usado no tratamento de pacientes com câncer. Sabendo-se que essa substância impede a formação de microtúbulos, pode-se concluir que sua interferência no processo de multiplicação celular ocorre na:
a) condensação dos cromossomos.
b) descondensação dos cromossomos
c) duplicação dos cromossomos
d) migração dos cromossomos.
e) reorganização dos nucléolos.

 07)  Abaixo estão enunciados alguns processos biológicos relacionado às divisões celulares.
I- Regeneração e crescimento de indivíduos multicelulares
II- Produção de gametas
III- Divisão de células haplóides
IV- Ocorrência de mutações.
V- Possibilidade de recombinação cromossômica.
VI- Separação de cromossomos homólogos
São processos comuns à mitose e à meiose:
a) II e IV apenas
b) IV e VI apenas
c) III, IV e VI
d) I, IV e VI

08)  (FUVEST) No processo de divisão celular por mitose, chamamos de célula-mãe aquela que entra na divisão e de células-filhas, as que se formam como resultado do processo. Ao final da mitose de uma célula, têm-se:
a) Duas células, cada uma portadora de metade do material genético que a célula-mãe recebeu de sua genitora e outra metade, recém-sintetizada.
b) Duas células, uma delas com o material genético que a célula-mãe recebeu de sua genitora e a outra célula com o material genético recém-sintetizado.
c) Três células, ou seja, a célula-mãe e duas células-filhas, essas últimas com metade do material genético que a célula-mãe recebeu de sua genitora e a outra metade, recém-sintetizada.
d) Três células, ou seja, a célula-mãe e duas células-filhas, essas últimas contendo material genético recém-sintetizado.
e) Quatro células, duas com material genético recém-sintetizado e duas com o material genético que a célula-mãe recebeu de sua genitora.

09)  (Fac. Objetivo-SP) Damos a seguir uma série de eventos que ocorrem na prófase I da meiose:
I. Pareamento dos cromossomos homólogos.
II. Aparecimento de cromossomos homólogos.
III. Visualização de cromátides e tétrades.
IV. Ocorrência de terminalização.
V.  Cromossomos mais espessos e acentuadamente enrolados.
 Tais eventos ocorrem nos estágios a seguir citados:
A – Leptóteno
B – Zigóteno
C – Paquíteno
D – Diplóteno
E – Diacinese
 Assinale a alternativa que associa corretamente eventos e estágios correspondentes.
a) I – A; II – B; III – C; IV – D; V – E.
b) I – B; II – A; III – D; IV – E; V – C.
c) I – B; II – D; III – A; IV – E; V – C.
d) I – E; II – D; III – C; IV – B; V – A.
e) N.d.a.