sábado, 17 de setembro de 2011

3º ANO C DESAFIO DE GENÉTICA


HERANÇA DO SEXO
01) Herança ligada ao sexo:
Doenças relacionadas ao cromossomo X que aparece tanto em homens quanto em mulheres. Exemplos: daltonismo (dificuldade de distinguir cores), hemofilia (dificuldade de coagulação sangüínea), distrofia muscular de Duchenne (fraqueza muscular progressiva dos músculos da panturrilha ou gastrocnêmico), síndrome do frágil X (retardo mental), entre outras.

02) Herança restrita ao sexo:
Também conhecida como herança holândrica é transmitida exclusivamente pelo cromossomo Y, razão pela qual afeta apenas os homens. Exemplos: má-formação testicular, ausência de espermatozóides, infertilidade masculina, hipertricose auricular (presença de pêlos nas orelhas), zigodactilia (2 e 3 dedos dos pés ligados).

03) Herança influenciada pelo sexo:
Essa herança ocorre predominantemente em um dos sexos. Exemplos: calvície (homem calvo: CC e Cc; mulher calva: CC – homem normal: cc e mulher normal: Cc e cc).

04) Herança limitada pelo sexo;
É a herança autossômica que só se manifesta em um dos sexos. Na espécie humana pode ser citado o câncer de próstata nos homens e o câncer de colo de útero nas mulheres.

INTERAÇÃO GÊNICA
Dois ou mais pares de genes interagem para determinar um caráter. São divididos em dois grupos:
01)                Interação Epistáticas:
É um processo em que um gene oculta ou elimina a atuação de outro não-alelo. O gene inibidor é epistático e o gene inibido, hipostático.
a - Epistasia recessiva dupla:
Surdez humana, as pessoas que tem os genes recessivos d e e em homozigose são surdas.
Fenótipo
Caráter
Genótipo
Normal
Forma cóclea e nervo acústico
DDEE, DDEe, DdEE, DdEe.
Surdez
Não forma cóclea
ddEE, ddEe
Surdez
Não forma nervo acústico
DDee, Ddee
Surdez
Não forma cóclea nem nervo acústico
ddee

b - Epistasia dominante:
Ocorre quando um gene dominante impede o efeito de outro gene não-alelo. Exemplo: cor das penas das galinhas, o gene dominante I inibe a manifestação do gene C, que produz cor. Portanto, o gene I é epistático e o gene C é hipostático. O alelo i não tem efeito inibidor e o c não produz cor. Podemos resumir afirmando que só aparecerá cor nos seguintes genótipos; iiCC, iiCc.

02)                Interações Não-Epistáticas:
É caracterizada pela ação entre dois ou mais pares de genes, localizados em cromossomos diferentes, que atuam, de modo complementar, na determinação de um mesmo caráter. Exemplo: crista de galinhas
Raça
Crista
Gene
Genótipo
Malaia
Noz
R+E
RREE, RREe, RrEe, RrEE.
Wyandotte
Rosa
R
RRee, Rree
Brahma
Ervilha
E
rrEE, rrEe
leghorn
Simples
r+e
eerr


DESAFIO:
01) (CESGRANRIO-RJ) Do casamento de homem normal com mulher normal nasceram: um menino daltônico com sangue tipo A; um menino normal com sangue tipo 0; uma menina normal com sangue tipo B; uma menina normal com sangue tipo 0 e um menino daltônico com sangue tipo AB. Isso leva-nos a concluir que:
a) 0 pai e a mãe possuem o gene para daltonismo; o pai tem sangue tipo A e a mãe sangue tipo B ou vice-versa.
b) A mãe possui o gene para daltonismo, o pai não possui esse gene; o pai tem sangue A e a mãe sangue tipo B ou vice-versa.
c) A mãe possui o gene para daltonismo, o pai não possui esse gene; o pai tem sangue tipo AB e a mãe sangue tipo 0 ou vice-versa.
d) 0 pai possui o gene para daltonismo, a mãe não possui esse gene; o pai e a mãe têm sangue tipo AB.
e) A mãe possui o gene para daltonismo, o pai não possui esse gene; o pai tem sangue tipo AB e a mãe sangue tipo A ou vice-versa.


02) No cão labrador há três categorias de cores de pêlo: preta, amarela (que varia do creme-claro a vermelho-raposa) e chocolate (que varia da cor do fígado a chocolate-escuro). As cores principais podem ser explicadas por uma interação entre dois pares de alelos: o B é responsável pela cor preta e seu alelo recessivo, pela cor chocolate. O gene E, não-alelo de B, é essencial para o deposito de pigmento preto ou marrom (que dá o tipo chocolate) no pêlo; o alelo recessivo (e) impede esse depósito, originando o pêlo amarelo. Um cruzamento entre dois cães da raça labrador, um de pêlo preto e outro chocolate, pode originar filhotes amarelo? Demonstre o cruzamento.



ENTREGAR O DESAFIO ATÉ QUINTA - FEIRA (DIA 22 DE SETEMBRO DESSE ANO, lógico), ACRESCENTAR-SE-Á VALOR A NOTA DA AVALIAÇÃO DE TERÇA-FEIRA....
BEIJOS...

OPS: SÓ O GABARITO, INDIVIDUAL  E MANUSCRITO.