sábado, 2 de julho de 2011

soluços

Eu odeio soluçar… Mas a causa do soluço é um assunto muito interessante. O soluço nada mais é do que uma respiração com espasmos provocada pelo súbito fechamento da glote (abertura localizada na laringe, que serve de passagem de ar para os pulmões) junto com uma contração repentina e involuntária do diafragma, músculo que separa o tórax do abdome e está relacionado à respiração.
Normalmente, o soluço não causa problemas para a saúde e desaparece espontaneamente em alguns minutos. O som característico. do soluço (hic, hic, hic) é causado pelo fechamento repentino das cordas vocais.
Até mesmo os bebês no útero podem ter soluços. O soluço pode aparecer quando você come muito rápido, porque engole ar junto com a comida,  quando enche o estômago demais e acaba irritando o diafragma. Mas uma das principais causas dessa irritação é um refluxo de ácido estomacal.
Para se livrar do soluço, é possível utilizar algumas técnicas bem simples, como respirar em um saco de papel durante alguns minutos, fazer gargarejos com água fria e prender a respiração pelo máximo de tempo que conseguir (essa sempre funciona comigo), tomar água gelada. Outra opção é deitar de bruços por um tempo, pois essa posição faz com que a respiração se torne mais intensa, forçando o diafragma a voltar a funcionar normalmente.


Soluço é nada menos que uma respiração com espasmos provocada pelo súbito fechamento da glote.

Hic, Hic, Hic.. Com a contração do diafragma, a laringe (na garganta) se fecha, prendendo o ar. Esse segundo reflexo faz as cordas vocais vibrarem, causando obarrulhinho do soluço: Hic! Hic! Hic! 
 
 

Os soluços acontecem quando o nervo vago ou uma de suas ramificações, que vai do cérebro para o abdômen, fica irritado. Especialistas dizem que os soluços são na maioria das vezes uma reação a distúrbios digestivos comuns. Uma forma de conter os soluços é inundar o nervo vago com outra sensação. O nervo vago envia sinais ao cérebro que existem coisas mais importantes acontecendo e então é hora de acabar com os soluços. Outros métodos interferem na respiração, aumentando a quantidade de dióxido de carbono no sangue. Isso provavelmente faz com que o corpo fique mais preocupado em se livrar do dióxido de carbono do que criar soluços. Se você quer saber mais sobre soluços, veja AQUI.
Vamos aprender cinco técnicas para acabar com o soluço, consideradas infalíveis pelos médicos:

1- Engolir uma colher de açúcar. Esse ato sobrecarrega as extremidades do nervo na boca com uma sensação doce. Essa sensação vai ocupar o cérebro imediatamente com outras reações. Experimente também o açúcar na parte de trás da língua, onde sentimos o gosto “azedo”. Assim a sobrecarga de açúcar dará mais resultado!


2- Alguns médicos recomendam que você tape os ouvidos para parar os soluços. Os ramos do nervo vago também se estendem até o sistema auditivo e, ao estimular as terminações nervosas lá, o nervo vago entra em ação.


3- Levar um susto. Apesar de ser a técnica do tempo da vovozinha, isso funciona! O susto ativa o nervo vago e coloca um ponto final nos soluços.



4- Engolir ou gargarejar com água também é uma ótima técnica, pois acalma os nervos.
 
5- Fazer careta esticando a língua também pode parar os soluços.

fonte:
http://diariodebiologia.com