domingo, 1 de maio de 2011

7º ano - Reino monera


O reino monera é formado por bactérias, cianobactérias e arqueobactérias (também chamadas arqueas), todos seres muito simples, unicelulares e com célula procariótica (sem núcleo diferenciado).
As bactérias (do grego bakteria: 'bastão') são encontrados em todos os ecossistemas da Terra e são de grande importância para a saúde, para o ambiente e a economia. As bactérias são encontradas em qualquer tipo de meio: mar, água doce, solo, ar e, inclusive, no interior de muitos seres vivos.

Exemplos da importância das bactérias:
·                     na decomposição de matéria orgânica morta. Esse processo é efetuado tanto aeróbia, quanto anaerobiamente;
·                     agentes que provocam doença no homem;
·                     em processos industriais, como por exemplo, os lactobacilos, utilizados na indústria de transformação do leite em coalhada;
·                     no ciclo do nitrogênio, em que atuam em diversas fases, fazendo com que o nitrogênio atmosférico possa ser utilizado pelas plantas;
·                     em Engenharia Genética e Biotecnologia para a síntese de várias substâncias, entre elas a insulina e o hormônio de crescimento.
·                     Médica: causadoras de doenças.
·                     Doenças epidêmicas: Quando em uma população aparece uma doença com alto número de casos ( aumento fora do padrão ). Ex: dengue,meningite, lepra, tuberculose e pneumonia.
·                     Doenças endêmicas: É aquela que têm elevados números , mas por todo o ano. Ex: Doença de chagas , malária .
·                     Reciclagem de matéria orgânica -bactérias decompositoras (liberam O2 )
·                     Indústria alimentícia ( principalmente laticínios )
·                     Biotecnologia: técnica em que o homem faz com que microorganismos produzam substâncias químicas de seu interesse. Ex :insulina - modifica-se o DNA das bactérias usando DNA de ratos.
·                     CEPA: conjunto de bactérias melhoradas geneticamente
·                     Estrepnocnase: ( estrepnococos ) - usada no controle de enfartes , ela dilata os vasos sangüíneos.
·                     BACTÉRIAS DO ORGANISMO: simbióticas


Estrutura das Bactérias
Bactérias são microorganismos unicelulares, procariotos, podendo viver isoladamente ou construir agrupamentos coloniais de diversos formatos. A célula bacterianas contém os quatro componentes fundamentais a qualquer célula:
01- membrana plasmática,
02- hialoplasma,
03-ribossomos,
04-cromatina (molécula de DNA circular, que constitui o único cromossomo bacteriano).
Externamente à membrana plasmática existe uma parede celular (membrana esquelética, de composição química específica de bactérias).
É comum existirem plasmídios - moléculas de DNA não ligada ao cromossomo bacteriano - espalhados pelo hialoplasma. Plasmídios costumam conter genes para resistência a antibióticos.

Algumas espécies de bactérias possuem, externamente à membrana esquelética, outro envoltório, mucilaginoso, chamado de cápsula. É o caso dos pneumococos (bactérias causadoras de pneumonia). Descobriu-se que a periculosidade dessas bactérias reside na cápsula em um experimento, ratos infectados com pneumococo sem cápsula tiveram a doença, porém não morreram, enquanto pneumococos capsulados causaram pneumonia letal.


Especialidades e curiosidades das bactérias:
Esporos : Forma de resistência das bactérias ( é a maneira de ela se conservar quando o meio fica desfavorável ) - a bactéria espessa sua parede celular , comprimindo o seu citoplasma( O volume de moléculas da PC aumenta e o citoplasma libera seu material para o meio ) .O metabolismo baixa para níveis mínimos , passando a gastar poucos nutrientes e ATP.
OBS: O bacilo do tétano vive em forma de esporos no meio ambiente (água, ar terra ) . Ao penetrar no ferimento ele volta a ter atividades metabólicas . (Eles só penetram em ferimentos profundos por serem anaeróbios estritos).

 

Nutrição das bactérias:

Heterotróficas ou Autotróficas.

 

Reprodução bacteriana:

ASSEXUADA:  divisão simples. Forma clones - população de bactérias idênticas
SEXUADA: Qualquer fenômeno que leve à variação genética. É exemplo a Conjugação: Acontece entre duas bactérias que possuem afinidades químicas. Elas constróem uma ponte citoplasmática, por onde vai haver a passagem de material genético.

Principais doenças bacterianas do homem
Doença
Bactéria
Transmissão
Sintoma
Vacina
Tétano
Clostridium Tetani
Bacilo
Ferimentos profundos, provocados por objetos contaminados
Intoxicação aguda com enrijecimento muscular
Tríplice
Difteria
Corynebacterium diphteriae
(Bacilo)
Secreções do nariz e garganta
Placas na Faringe e garganta
Tríplice
Coqueluche
(tosse comprida)
Haemophilus pertussis
(Bacilo)
Saliva. Secreções da laringe e brônquios.
Acesso de tosse longa e prolongada
Tríplice
Tuberculose
Mycobacterium tuberculosis
(bacilo de Koch)
Saliva e Catarro
Tosse, expectoração, inapetência, cansaço, sudorese noturna

Cólera
Vibrio Cholerae
(Vibrião)
Contaminação fecal da água e alimentos
Forte diarréia, com desidratação, e prostração

Lepra
Mycobacterium
Leprae
(bacilo
 de Hansen)
Secreções em contato com narinas, boca e pele.
Lesões cutâneas, perda da sensibilidade, manchas na pele.

Pneumonia
Diplococos pneumoniae
Secreções nasobucais
Febre alta, e fortes dores pulmonares na região dorsal.


 

 ESQUEMA DE BACTÉRIAS:

 







 FONTES:
02)www.sobiologia.com.br/.../Reinos/biomonera.php