quinta-feira, 19 de março de 2020

atividade de Ciências - 8° ano A - 2020


Atividades de ciências
18/03 – 06/04
8° ano A
Quantidade de aulas: 08

1ª aula
Assistir a vídeo aula
- Histologia:


Apenas assistir as vídeos aulas para complementar seu entendimento.
2ª aula
Copiar no caderno ou imprimir e colar no caderno o texto sobre “Tecidos do corpo humano”.

Para quem não recebeu a folha na aula de terça feira

Quem recebeu a folha, faça leitura do texto.
3ª aula
Leitura do texto disponível no endereço abaixo:


Apenas ler o texto.
4ª e 5ª aulas
Após a leitura dos textos:  “Tecidos do corpo humano” e “O que é tecido?”

Faça um resumo dos tecidos do corpo humano, em forma de tabela, conforme o modelo abaixo:
Tecido
Função
Localização


Deixar no caderno.
6ª aula
Responder o questionário da folha “Tecidos do corpo humano”, pergunta 01 a 04.

Responder na própria folha.
7ª e 8ª aulas
Terminar o trabalho sobre infográficos.
Enviar no grupo até dia 06 de abril.
Lembre-se de colocar o nome.
Enviar via whatsApp.

Aula 02: 
Tecidos do Corpo Humano
Tipos de Tecidos: O corpo humano é formado por 4 tipos de tecidos, a saber: tecido epitelial, tecido conjuntivo (adiposo, cartilaginoso, ósseo e sanguíneo), tecido muscular (liso, esquelético e cardíaco) e tecido nervoso. Os tecidos são formados pelo agrupamento de diferentes células, cada qual com sua função.
Tecido epitelial
O tecido epitelial é formado por várias camadas de células, muito próximas umas das outras e com pouca substância intercelular. Suas funções principais são o revestimento externo do corpo humano e o revestimento interno dos órgãos ocos e ductos para protegê-los (como a epiderme e o epitélio da traqueia ou do útero); a absorção de substâncias (o epitélio do intestino); a secreção de fluidos (as glândulas) e até a percepção de estímulos como gosto e cheiro (neuroepitélios). Curioso notar que nos tecidos epiteliais não há presença de vasos sanguíneos.
Anexos da Pele: Três estruturas da pele, derivadas da epiderme, são extremamente importantes na adaptação dos mamíferos ao meio terrestre: pêlos, que auxiliam no isolamento térmico; glândulas sudoríparas, que desempenham o papel importante na regulação da temperatura corpórea; e glândulas sebáceas, que lubrificam a pele e estruturas anexas.
Tecido conjuntivo  
O tecido conjuntivo apresenta diversos tipos de células separadas por abundante substância intercelular. Possui as funções de sustentação, preenchimento e o transporte de substâncias; suas fibras são formadas por dois tipos de proteínas: colágeno e elastina. De modo que suas células são bem diversificadas quanto à forma, tamanho e funções, o tecido conjuntivo é dividido em:
Tecido Adiposo: Composto de células adiposas que acumulam gordura (adipócitos), esse tipo de tecido tem como principal função o isolamento térmico do corpo e reserva de energia.
Tecido Cartilaginoso: É formado por fibras colágenas, fibras elásticas e um tipo de célula chamado de condrócito. Possui consistência firme, contudo flexível; sua função é de sustentação e revestimento, por exemplo, a orelha, o nariz, a traqueia e septo nasal. Além disso, a cartilagem amortece o impacto dos movimentos na coluna vertebral.
Tecido Ósseo: Tecido rígido, rico em sais minerais, cálcio e colágeno o que torna os ossos rígidos e resistentes. Além disso, é inervado e irrigado por sangue, sendo sua principal função a sustentação do corpo, uma vez que compõe o esqueleto humano.
Tecido Sanguíneo: é um tipo de tecido conjuntivo altamente especializado. O tecido apresenta uma grande quantidade de substância intercelular em estado líquido chamada de plasma. No plasma encontramos as hemácias (ou glóbulos vermelhos), diversos tipos de leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. O tecido sanguíneo, entre outras funções, realiza as trocas gasosas, transporta substâncias pelo organismo e o protege da invasão de agentes infecciosos ou corpos estranhos.
Tecido Muscular
O tecido muscular é formado por células alongadas e especializadas em contração (proteínas contráteis: miosina e actina); apresentam grande inervação e vascularização, e são divididos em:
Tecido muscular liso (não-estriado): Caracterizado por movimentos involuntários, seu nome corresponde à ausência de estrias transversais, são exemplos, o útero, a bexiga e o intestino. Sua contração é lenta e involuntária.
Tecido muscular esquelético: Recebe esse nome, pois a maior parte desse tecido está junto ao esqueleto; possui células longas, presença de estrias transversais e movimentos voluntários. Estas fibras possuem contração rápida e voluntária.
Tecido muscular cardíaco: Encontrado no coração, esse tipo de tecido possui movimento involuntários sendo formado por células longas e cilíndricas além de possuir estrias transversais. Sua contração é rápida, porém, involuntária.
Tecido nervoso
O tecido nervoso encontra-se em todo o organismo, formando uma rede de comunicação, o sistema nervoso. A principal função do tecido nervoso é receber estímulos internos e externos, processá-los e fornecer uma resposta muscular adequada a cada um deles. O tecido nervoso é formado por neurônios (células especializadas, com prolongamentos muito longos que conduzem os impulsos nervosos) e pelas células neuróglias ou células da glia (que nutrem e oferecem sustentação aos neurônios).

6ª aula: 
Exercícios
01) (UFOP-JULHO/97) Em relação aos tecidos animais, leia as afirmativas abaixo:
I. Entre os tecidos conjuntivos, incluem-se os tecidos ósseo e cartilaginoso.
II. Os tecidos epiteliais apresentam as funções de revestimento, secreção e sensorial.
III. Todos os músculos que apresentam estriações transversais são de contração voluntária.
IV. Os axônios são prolongamentos neuronais que geralmente conduzem impulsos nervosos expelidos pelo corpo celular.
V. O tecido ósseo apresenta uma matriz mineralizada, rígida, no interior da qual se encontram células vivas, supridas de vasos sangüíneos e nervos.
Assinale a letra:                   
  a) Se todas as afirmativas são corretas.                                            
b) Se as afirmativas I, II e IV são corretas.
c) Se as afirmativas I, III e IV são corretas.                                   
  d) Se as afirmativas I, II, IV e V são corretas.
e) Se as afirmativas I, III, IV e V são corretas.
02) UFMG) Dois leõezinhos recém-nascidos abandonados pela mãe, correm risco de vida. O diretor do zoológico explica que "o problema não é só falta de carinho mas sim a falta de colostro, o que significa para os leõezinhos uma condenação sumária". (Folha da Tarde, SP)    O colostro, referido no texto, é insubstituível na função de:
a) dar energia aos recém-nascidos                     
b) hidratar os leõezinhos                                   
c) conferir imunidade inicial
d) estimular o instinto de caça                            
e) desenvolver a agressividade
03) (UFPA) Relacione:
(1) Tecido nervoso                                                        (    ) Revestimento do corpo e dos órgãos internos
(2) Tecido epitelial                                                         (    ) Transporte de oxigênio e gás carbônico
(3) Tecido muscular                                                       (    ) Transmissão de estímulos e respostas
(4) Hemácias                                                                  (    ) Contração e distenção dos órgãos
(5) Plaquetas                                                                  (    ) Coagulação sanguínea     
(    ) Secreção glandular
04) (FCC) Podemos afirmar que os músculos lisos:
a) contraem-se voluntariamente                                                                       
  b) são também chamados de músculos esqueléticos
c) são encontrados apenas em vertebrados                                                     
d) contraem-se lentamente
e) são também chamados músculos cardíacos