domingo, 9 de abril de 2017

EPIDEMIA, ENDEMIA, PANDEMIA.





Os termos epidemia e endemia são dos mais antigos em medicina. (Joffre Marcondes de Rezende)

Epidemia
É uma doença infecciosa e transmissível que ocorre numa comunidade ou região e pode se espalhar rapidamente entre as pessoas de outras regiões, originando um surto epidêmico. Caracteriza-se pela incidência, em curto período de tempo, de grande número de casos de uma doença, ou seja, o elevado número de casos novos e rápida difusão.
         Com o tempo e um ambiente estável a ocorrência de doença passa de epidêmica para endêmica e depois para esporádica.
Exemplo de doença que se iniciou com um surto epidêmico: gripe aviária.

OBS: Surto é uma ocorrência epidêmica restrita a um espaço extremamente delimitado. Ex.: colégio, prédio.

Endemia
É uma doença localizada em um espaço limitado denominado faixa endêmica. Traduz-se pelo aparecimento de menor número de casos ao longo do tempo, porém com uma duração continua. Logo, o que define o caráter endêmico de uma doença é o fato de ser a mesma peculiar a um povo, país ou região, isto é, ocorre apenas em um determinado local, não atingindo nem se espalhando para outros.
Exemplo de áreas endêmicas no Brasil: febre amarela comum Amazônia.

Pandemia
É uma epidemia que atinge grandes proporções, podendo se espalhar por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes ou destruindo cidades e regiões inteiras. Os critérios de definição de uma pandemia são que a doença ou condição além de se espalhar ou matar um grande número de pessoas, deve ser infecciosa.
         O câncer (responsável por inúmeras mortes) não é considerado uma pandemia porque não uma é doença infecciosa, ou seja, não é transmissível.
Exemplo de pandemias: AIDS, tuberculose, gripe espanhola, peste.

Filmes sobre o tema:

Epidemia (1994) – África. Um vírus desconhecido extermina a população e os animais de uma pequena tribo. Convocados pelo exército americano para investigar a situação, o Dr. Sam Daniels e sua equipe estão frente a frente com uma nova e perigosa doença. Estados Unidos. Um macaco, portador do vírus, é contrabandeado para a pequena cidade de Cedar Creek e contaminam o jovem Jimbo. Em pouco tempo, a doença começa a mostrar sinais de que está se espalhando a uma velocidade assustadora. Ao lado de sua ex-mulher, Dra. Robby Keough, Daniels luta contra o tempo para descobrir um antídoto enfrentando a resistência do General Billy Ford, e as tropas armadas de McClintock que invadiram a cidade para esconder um terrível segredo militar.

Contágio (2011) – Contágio segue o rápido progresso de um vírus letal, transmissível pelo ar, que mata em poucos dias. Como a epidemia se espalha rapidamente, a comunidade médica mundial inicia uma corrida para encontrar a cura e controlar o pânico que se espalha mais rápido do que o próprio vírus. Ao mesmo tempo, pessoas comuns lutam para sobreviver em uma sociedade que está desmoronando.

Eu Sou a Lenda (2007) – Um terrível vírus incurável, criado pelo homem, dizimou a população de Nova York. Robert Neville (Will Smith) é um cientista brilhante que, sem saber como, tornou-se imune ao vírus. Há 3 anos ele percorre a cidade enviando mensagens de rádio, na esperança de encontrar algum sobrevivente. Robert é sempre acompanhado por vítimas mutantes do vírus, que aguardam o momento certo para atacá-lo. Paralelamente ele realiza testes com seu próprio sangue, buscando encontrar um meio de reverter os efeitos do vírus.