domingo, 12 de março de 2017

9° ano A - Introdução ao estudo da Física



CONVERSÕES DE MEDIDAS EM FÍSICA

            Todos nós sabemos que a matemática nasceu da necessidade  que o ser humano tinha de contar. As medidas também são tão antigas quanto à contagem. Supõe-se que elas surgiram quando o ser humano passou a fazer plantações. Ainda hoje as medidas estão presentes em quase todas as atividades do nosso cotidiano.
            Antigamente, cada povo utilizava um sistema de unidades diferentes para medir comprimentos, tomando como base partes do corpo humano.
            Unidades como o palmo, o passo, o pé, o braço, etc. foram usados para fazer medidas. Atualmente, usamos o Sistema Métrico Decimal. Ele é universal e tem unidade fundamental o metro, cujo símbolo é m.

Múltiplos
Unidade de base
Submúltiplos
Unidade
Quilo
metro
Hectô
metro
Decâ
metro

Metro
Decí
metro
Centí
metro
Milí
metro
Notação
km
hm
dam
m
dm
cm
mm
Valor
1000 m
100 m
10 m
1 m
0,1 m
0,01 m
0,001

Capacidade de um recipiente: o litro
            A quantidade de líquido ou de gás que um recipiente pode conter é denominada capacidade do recipiente. O volume interior do recipiente é a sua capacidade. Para medir a capacidade utilizamos o litro (l).
Quando os volumes a serem medidos são muito menores que o litro, costuma-se usar um submúltiplo do litro, o mililitro, cujo símbolo é ml.
Múltiplos
Unidade padrão
Submúltiplos
Quilolitro
Hectolitro
Decalitro
Litro
Decilitro
Centilitro
Mililitro
1000 l
100 l
10 l
1000 ml
0,1 l
0,01 l
0,001
kl
hl
dal
l
dl
cl
ml

Medidas de massa
            Quando nos pesamos, estamos medindo a massa do nosso corpo, ou seja, a quantidade de matéria nele existente. O instrumento usado para fazer essa medição é a balança. A unidade fundamental para medir a massa de um corpo é o grama (g).
            O peso de um corpo é a força com que a Terra atrai o corpo. O peso varia de local para local, já a massa continua sempre a mesma.
Múltiplos
Unidade padrão
Submúltiplos
Quilograma
Hectograma
Decagrama
grama
Decigrama
Centigrama
Miligrama
1000 g
100 g
10 g
1 g
0,1 g
0,01 g
0,001 g
kg
hg
dag
g
dg
cg
Mg
            O quilograma é o múltiplo do grama mais utilizado. O miligrama é o submúltiplo mais utilizado, principalmente pelas indústrias química e farmacêutica. Para grandes quantidades de massa, usa-se a tonelada (t), que corresponde a 1000 quilogramas. Em alguns casos, como na pesagem do gado para sua comercialização, utiliza-se a arroba, que corresponde a 15 quilogramas.

Medidas de tempo: o segundo
            Na antiguidade, as pessoas, para contar o tempo, observavam a passagem dos dias, das noites ou das estações do ano. Para marcar o tempo, os antigos egípcios inventaram o relógio de sol.Para medir o tempo com o relógio egípcio, observava-se, em um mostrador, o movimento da sombra produzida pelo Sol no decorrer do dia.
            O relógio atual mede o tempo em horas, minutos e segundos. O segundo é a unidade fundamental das medidas de tempo. Uma hora tem 60 minutos, e um minuto tem 60 segundos. Como as unidades de tempo não pertencem ao sistema decimal, não se usa vírgula para escrever as horas, os minutos e os segundos.
Exemplo: 5h 20min 40s.

TABELA DE CONVERSÕES EM FÍSICA
            Para transformar uma unidade maior em menor, temos que multiplicar o valor da unidade maior pelo número de vezes que ela é maior que a unidade menor. Inversamente, para transformar uma unidade menor em outra maior, precisamos dividir o valor da unidade menor pelo número de vezes que ela é menor que a unidade maior. Siga o esquema:
MAIOR      ------multiplicação-------à     menor

Menor      --------- divisão---------à Maior




# Unidades de comprimento:

Km  à m à  cm  à mm

1 km : 1000 m   1m: 1000 mm
1m : 100 cm                  1km: 100000 cm
1cm : 10 mm

  # Unidades de peso:

K  à g  à mg

1k : 1000 g
1g : 1000 mg
1kg: 1000000mg

 # Unidades de medidas de líquidos:

L à ml

1L : 1000 ml

  # Unidades de tempo:

H  à min  à s

1h: 60 min
1min : 60 s
1h : 3600 s
30 min : 0,5 h

 

           As unidades de velocidade mais usadas são : 1m/s , 1 cm/s  e 1 km/h.
            Relação da velocidade dada em km/h e em m/s : 1 km/h = 1m/3,6s
            Para transformar km/h em m/s, basta dividir o valor dado em km/h por 3,6. Para transformar m/s em km/h basta multiplicar o valor dado em m/s por 3,6.



VARIAÇÃO DE POSIÇÃO OU DESLOCAMENTO
ΔS=S-S0

VELOCIDADE MÉDIA
VM= ΔS: ΔT
ΔT= ΔS : VM
ΔS= ΔT. VM

ONDE:
ΔS=deslocamento ou distancia
S= posição final
S0= posição inicial
VM= velocidade média
ΔT= intervalo de tempo
 Resultado de imagem para medidas fisicas 

converter km, m e mm