quinta-feira, 22 de novembro de 2012

como é um exame de biologia - 3º ano???



ESCOLA ESTADUAL SIDRÔNIO ANTUNES DE ANDRADE
PROF: APARECIDA VERDEJO                                                                                                                             NOTA: ______
ALUNO: _____________________________________   N°:__________   SÉRIE: 3° ANO EBC
EXAME FINAL DE BIOLOGIA – 2007

01) O gene autossômico que condiciona pêlos curtos no coelho é dominante em relação ao gene que determina pêlos longos. Do cruzamento entre coelhos heterozigotos nasceram 480 coelhinhos, dos quais 360 tinham pêlos curtos. Entre esses coelhinhos de pêlos curtos, o número esperado de heterozigotos é:
a- 180.                                                                 c- 90.                                                                    e- 360.
b- 240.                                                                 d- 120.                                 

02) A Marabilis jalapa, uma flor vulgarmente conhecida como maravilha, pode apresentar plantas com flores vermelhas e plantas com flores brancas. Cruzadas entre si, a geração dos filhos dará flores róseas. Intercruzando-se elementos dessa geração, apresentarão flores brancas, rosadas e vermelhas, na proporção de 1:2:1, respectivamente. De acordo com o enunciado, você pode dizer qual o tipo de herança relacionada?
a- polialelia.
b- dominância completa.
c- dominância incompleta.
d- co-dominância.
e- herança ligada ao sexo.

03) Na herança do sistema sanguíneo ABO, há três alelos autossômicos principais: IA (para sangue do tipo A), IB (para sangue B) e i (para sangue do tipo O). Sabe-se, ainda, que IA e IB são co-dominantes, ambos dominando sobre i. Um homem do grupo sangüíneo A casou-se com uma mulher do grupo sangüíneo B. formularam-se as seguintes hipóteses:
I. Nenhum dos filhos terá o mesmo grupo sangüíneo do pai.
II. Este casal pode ser portador de três diferentes alelos do mesmo gene.
III. Seus filhos podem ser dos grupos sangüíneos A, B, AB e O.
IV. Todos os filhos podem ser do grupo sangüíneo AB.
V. O casal só poderá ter filhos do grupo sangüíneo O.
Com base nas hipóteses acima, assinale a alternativa correta:
a- II, III, IV são corretas.
b- III, IV, V são corretas.
c- todas são corretas.
d- II e III são corretas.
e- II, III, IV, V são corretas.

04) Num certo casamento, a 1ª criança nasceu normal; a 2ª sofria de uma doença hemolítica do recém nascido (DHRN ou eritroblastose fetal); 3ª nasceu morta e a 4ª normal. Se uma 5ª criança for concebida, qual a chance de nascer morta ou com DHRN:
a- 100%.                                                                              c- 25%.                                                                e- 0%.
b- 50%.                                                                                d- 12,5%.

05) Assinale a opção que se refere à principal contribuição de Charles Darwin à teoria da evolução:
a- os caracteres adquiridos transformam-se em hereditários.
b- a seleção natural atua como a principal força criadora das mudanças evolutivas.
c- a vida é gerada contínua e espontaneamente de forma simples.
d- todos os organismos têm capacidade de adaptar-se ao ambiente.
e- nda.

06) Em setembro de 1987, o manuseio irresponsável de uma peça de aparelho médico causou grave contaminação radiativa (césio 137) em dezenas de pessoas, na cidade de Goiânia. Com respeito aos produtos radiativos soltos no ambiente, pode-se afirmar que eles são nocivos aos seres vivos em geral por:
a- causarem cânceres e mutações.
b- concentrarem-se nas cadeias alimentares.
c- permanecerem ativos por muito tempo.
d- nenhuma das anteriores.
e- todas as anteriores.

07) “Estruturas muito solicitadas se hipertrofiam, ao contrário daquelas que apresentam pouca utilidade, e tendem à atrofia. Os caracteres adquiridos passam aos descendentes por processos hereditários.” O texto identifica uma das hipóteses que tentam explicar o processo da evolução biológica. Que nome ela recebe?
a- Neodarwinismo.                                                          d- Neolamarckismo.
b- Darwinismo.                                                                 e-nda
c- Lamarckismo.

08) Que tipos de organismos devem estar necessariamente presentes em um ecossistema para que ele se mantenha?
a- herbívoros e carnívoros.
b- herbívoros, carnívoros e decompositores.
c- produtores e decompositores.
d- produtores e herbívoros.
e- produtores, herbívoros e carnívoros.

09)               Na herança do sistema sanguíneo ABO, há três alelos autossômicos principais: IA (para sangue do tipo A), IB(para sangue B) e i (para sangue do tipo O). sabe-se, ainda, que IA e IB são co-dominantes, ambos dominando sobre i. uma mulher do tipo A, casada com um homem do tipo B, teve uma filha do tipo sanguíneo O. O homem não quis reconhecer a paternidade alegando infidelidade por parte da mulher. Como na época em que o fato ocorreu não havia o exame do DNA, o juiz recorreu a um geneticista, que lhe apresentou um parecer sobre o caso. Assinale a alternativa que contem a conclusão correta do geneticista.
a-       O homem tem razão, pois, por se tratar de um caso de herança ligada ao sexo, a filha dos dois teria que ser, obrigatoriamente, do tipo A.
b-       O homem tem razão, pois pais dos tipos A e B, quaisquer que sejam seus genótipos, jamais poderiam ter filhos ou filhas do tipo O.
c-       O homem não tem razão, pois pais com tipos A e B, dependendo de seus genótipos, podem ter filhos ou filhas com qualquer um dos tipos sanguíneos (A, B, AB e O).
d-       O homem não tem razão, pois, por se tratar de herança autossômica, filhos e filhas teriam que ser, obrigatoriamente do tipo O.


10)  Os avanços da engenharia genética permitem que um ser vivo forneça genes a outro de espécie diferente, sem alterar as principais características que os diferenciam. O ser que recebe o gene é denominado:
a- Clone.
b- Transgênico.
c- Mutante
d- Mutagênico.