quinta-feira, 21 de junho de 2012

matéria para o 3º ano D

copiar a matéria que está no quadro (kkkkk - adorei) e fazer os exercícios marcados em vermelho da lista abaixo:

 

 



Aluno:
Exercícios – grupos sanguíneos.
1) (MED. ITAJUBÁ) Num banco de sangue foram selecionados os seguintes doadores: grupo AB - 5; grupo A - 8; grupo B - 3; grupo O - 12. O primeiro pedido de doação partiu de um hospital que tinha dois pacientes nas seguintes condições:
 Paciente I: possui ambos os tipos de aglutininas no plasma.
 Paciente II: possui apenas um tipo de antígeno nas hemácias e aglutinina b no plasma.
    Quantos doadores estavam disponíveis para os pacientes I e II, respectivamente?
a) 5 e 11               b) 12 e 12            c) 8 e 3 
d) 12 e 20            e) 28 e 11
2) (UFPA)  Uma mulher recebeu uma transfusão sangüínea. Seu primeiro filho nasce com eritroblastose fetal.  Classifique, quanto ao grupo sangüíneo Rh , a mulher,  seu marido, a criança e o sangue que a mulher recebeu na transfusão:
a)  Rh-, Rh+, Rh-, Rh-                     b)  Rh-, Rh+, Rh+, Rh+
c)  Rh-, Rh+, Rh-, Rh+                  d)  Rh-, Rh-, Rh+, Rh-
e)  Rh+, Rh-, Rh-, Rh+
3) (PUCC-SP) Mariazinha, criança abandonada, foi adotada por um casal.  Um ano mais tarde, Antônio e Joana, dizendo serem seus verdadeiros pais, vêm reclamar a filha.  No intuito de comprovar a veracidade dos fatos, foi exigido um exame do tipo sangüíneo dos supostos pais, bem como de Mariazinha.  Os resultados foram: Antônio  B, Rh+; Joana  A, Rh-; Mariazinha  O, Rh-.
Você concluiria que:
a)  Mariazinha pode ser filha de Joana, mas não de Antônio.
b) Mariazinha não é filha do casal.
c) Mariazinha é filha do casal.
d) Existe a possibilidade de Mariazinha ser filha do casal, mas não se pode afirmar.
e) Mariazinha pode ser filha de Antônio, mas não de Joana.
4) (F.C.Chagas-BA) O pai de uma criança do grupo sanguíneo  A  e Rh+, cuja mãe é B e Rh-, poderia ser:
a) AB e Rh+        b) AB e Rh-         c) B e Rh+          
d) A e Rh-           e) O e Rh+
5) (FEI-SP) Para que ocorra a  possibilidade  da  eritroblastose fetal (doença hemolítica do recém-nascido) é preciso que o  pai, a mãe e o filho tenham respectivamente, os tipos sanguíneos:    
a) Rh+, Rh-, Rh+              b) Rh+, Rh-, Rh-              
c) Rh+, Rh+, Rh+              d) Rh+, Rh+, Rh-             
e) Rh-, Rh+, Rh+
6)Num casal, o homem e a mulher têm o sangue do mesmo tipo (AB). Se esse casal tiver oito filhos, qual o número provável de filhos portadores do grupo sanguíneo AB?
7)Uma mulher teve um bebe com doença hemolítica do recém-nascido por incompatibilidade sangüínea do sistema Rh. Qual o fator sanguíneo da mãe, do pai da criança e do filho em questão?
8)Quando os cônjuges têm o sangue do tipo AB, quais os possíveis tipos de sangue dos filhos?
9) (Vunesp) Um laboratorista realizou exames de sangue em cinco indivíduos e analisou as reações obtidas com os reagentes anti-A, anti-B, anti-Rh, para a determinação da tipagem sangüínea dos sistemas ABO e Rh. Os resultados obtidos encontram-se no quadro seguinte.

Com base nesses resultados, indique quais os indivíduos que serão considerados, respectivamente, receptor e doador universal.
a) 5 e 2.  b) 4 e 3.  c) 3 e 4.            d) 2 e 5.  e) 1 e 4.
10) A herança do sistema ABO é do tipo:
a) com dominância.        b) quantitativa.               
c) polialelia.        d) pleiotropia.   e) poligênica.
11) A afirmação que uma mulher Rh­ não deve casar-se com um homem Rh+:
a) é correta, pois todos os filhos desse casal serão abortados.
b) é correta, pois todos os filhos desse casal terão uma doença grave fetal caracterizada por uma anemia profunda (Eritroblastose fetal).
c) é incorreta, pois o primeiro filho em geral não tem a anemia, mesmo sendo Rh+, bem como todos os filhos Rh­ não serão atingidos pela doença e esta só atinge uma pequena fração de casos em outras gestações de filhos Rh+.
d) é incorreta, pois filhos Rh+, mesmo no caso de glóbulos vermelhos atingirem a circulação materna em sucessivas gestações, não serão atingidos pela Eritroblastose fetal.
e) é incorreta, pois não existe influência do fator Rh positivo ou negativo nos casos de Eritroblastose fetal.
12) O rei Salomão resolveu uma disputa entre duas mulheres que reclamavam a posse de uma criança. Ao propor dividir a criança ao meio, uma das mulheres desistiu. O rei então concluiu que aquela que havia desistido era de fato a mãe verdadeira. Nos tribunais modernos, um juiz pode utilizar a análise dos grupos sangüíneos e teste de DNA para ajudar a solucionar questões semelhantes. Analisando uma situação em que uma mulher de sangue A atribuía a paternidade de seu filho de sangue O a um homem de sangue B, o juiz não pôde chegar a nenhuma decisão conclusiva.
a) Explique por quê.
b) Qual deveria ser o grupo sangüíneo do homem para que a decisão pudesse ser conclusiva?
c) Com base no teste de DNA, o juiz concluiu que o homem era pai da criança. Por que o teste de DNA permite tirar conclusões tão precisas em casos com este?
13) Uma mãe, com tipo sangüíneo O, Rh­, tem um filho O, Rh+, mas tem dúvidas sobre qual dos três namorados é o pai da criança: João tem tipo sangüíneo A, Rh+, José tem tipo AB, Rh+ e Pedro é A, Rh­. O geneticista consultado informou que o pai pode ser
a) João.                                b) José.                               c) Pedro.            
d) João ou José.               e) José ou Pedro.
14) Além do teste de DNA, há exames mais simples que podem ajudar a esclarecer dúvidas sobre paternidade. Por exemplo, o teste de tipagem sangüínea do sistema ABO permite determinar quem não pode ser o pai. Assinale a alternativa que apresenta uma situação em que esse exame assegura a exclusão da paternidade:
a) O filho é do tipo O, a mãe do tipo O e o suposto pai do tipo A.
b) O filho é do tipo AB, a mãe do tipo AB e o suposto pai do tipo O.
c) O filho é do tipo AB, a mãe do tipo A e o suposto pai do tipo B.
d) O filho é do tipo B, a mãe do tipo B e o suposto pai do tipo O.
e) O filho é do tipo A, a mãe do tipo A e o suposto pai do tipo B.
SEGUNDA LEI DE MENDEL ou
LEI DA DISTRIBUIÇÃO INDEPENDENTE
                Nas primeiras experiências que fez com ervilhas Mendel trabalhou uma característica de cada vez, cor da ervilha ou altura ou tipo de semente.... Depois de dominar a transmissão de cada caráter, analisou a transmissão simultânea de 2 caracteres (diibridismo). Observou que as características não apareciam obrigatoriamente associadas nos descendentes, ou seja, havia certa independência entre elas.
Exemplo:
Mendel cruzou linhagens puras de ervilhas com sementes amarelas lisas com outras portadoras de sementes verdes rugosas. Dessa experiência obteve a primeira geração (F1) somente de amarelas lisas, ou seja, características dominantes em relação a verde rugosa.
                Quando ocorreu a autofecundação da F1, colheu 556 sementes de F2 e constatou que havia 4 tipos diferentes de sementes, isto é, 4 fenótipos diferentes, numa proporção de 9:3:3:1. Sendo 9 – amarelas lisas; 3- amarelas rugosas; 3- verdes lisa; 1- verdes rugosa.
NÚMERO DE GAMETAS:
                Quando se deseja saber o número de tipos diferentes de gametas que um indivíduo produz, existe uma regra prática que permite a determinação com relativa facilidade: n° de gametas= 2 n
Exemplos:
Indivíduo Aa: n° de gametas = 2 1 = 2 [n=1, só há um híbrido Aa];
Indivíduo AaBb: n° de gametas = 2 2 = 4 [n=2, há dois híbridos Aa e Bb];
Indivíduo AaBBCcDdee: n° de gametas = 2 3 = 8 [n=3, há três híbridos Aa, Cc e Dd];
Exercícios:
01) Indivíduos com os genótipos AaBb, AaBB, AaBbCc, AaBBcc, AaBbcc podem formar, respectivamente , quantos tipos de gametas diferentes?
a- 4-4-8-8-8        b- 4-2-8-4-4       
c- 2-4-16-8-8      d- 4-2-8-2-4
02) Faça o cruzamento entre dois indivíduos de genótipo AaBb e Aabb.
03) Do cruzamento entre uma cobaia de pelagem crespa e preta e uma cobaia de pelagem crespa e branca, qual a probabilidade de nascer um filho com pêlos crespo e branco, sabendo que as duas cobaias tinham mãe com pêlos liso e branco? [L: pelagem crespa, l: pelagem crespa; B: pelagem preta, b: pelagem branca].
04) Cruzando-se, na geração parental, indivíduos de genótipo AABB e aabb, e retrocruzando um indivíduo F1 com o pai homozigoto dominante, qual é a proporção esperada, em F2, de indivíduos heterozigotos para os dois caracteres?
05) Em uma determinada espécie vegetal foram analisadas duas características com segregação independente: cor da flor e tamanho da folha. Os fenótipos e genótipos correspondentes a essas características relacionadas abaixo:
Cor da flor
Tamanho da folha
Fenótipo
Genótipo
Fenótipo
Genótipo
Vermelho
VV
Largo
LL
Róseo
VB
Intermediário
LE
Branco
BB
Estreito
EE
Se uma planta de flor rósea, com folha intermediária for cruzada com outra do mesmo fenótipo, qual a probabilidade de se obterem:
a)      Planta com flor rósea e folha de largura intermediaria?
b)      Planta com flor branca e folha de largura intermediaria?
c)       Planta com flor vermelha e folha de largura estreita?
d)      Plantas simultaneamente homozigotas para as duas características?
06) No homem, a cor escura dos cabelos está associada a um gene dominante e a cor clara, ao seu alelo recessivo. As pessoas que sentem gosto amargo ao provarem o composto químico feniltiocarbamida (PTC) são designadas sensíveis (dominantes), isto é, têm sensibilidade gustativa para essa substância. As pessoas que não sentem o gosto dessa substância são chamadas de insensíveis. Um homem de cabelo escuro e sensível ao PTC, heterozigoto para ambos os caracteres, casa-se com uma mulher insensível ao PTC com cabelos claros, cuja mãe possuía cabelos escuros. Quais os genótipos e fenótipos dos possíveis filhos desse casal?
07) (Fuvest) Do casamento entre uma mulher albina com cabelos crespos e um homem normal com cabelos crespos, cuja mãe é albina, nasceram duas crianças, uma com cabelos crespos e outra com cabelos lisos. A probabilidade de que uma terceira criança seja albina com cabelos crespos é:
a) 75% b) 50%                  c) 37,5%               d) 25% e) 12,5%
08) Observe o heredograma a seguir:

Sabendo-se que a miopia e o uso da mão esquerda não condicionados por genes recessivos, considere as seguintes afirmações:
I - Os indivíduos 2 e 4 têm o mesmo genótipo.
II - Se o indivíduo 3 se casar com um homem de visão normal (heterozigoto) e canhoto, terão 25% de chance de ter uma filha canhota e de visão normal.
III - O indivíduo 5 é heterozigoto para o gene do uso da mão esquerda e o indivíduo 6 é heterozigoto para o gene da miopia.
Assinale:
a) se todas as afirmativas forem corretas.
b) se somente as afirmativas I e III forem corretas.
c) se somente as afirmativas II e III forem corretas.
d) se somente as afirmativas I e II forem corretas.
e) se somente a afirmativa II for correta.

09) Observe a figura:

 Todas as alternativas contêm genótipos possíveis para os porquinhos vermelhos de F2, EXCETO
a)  AABB              b)  AaBb              c)  AABb              d)  Aabb
10) Em gado, a cor da pelagem vermelha, ruão e branca, é controlada por genes codominantes, e o cruzamento de animais com chifres versus animais sem chifres, às vezes só origina prole sem chifres, e, em outros cruzamentos, aparecem os dois tipos em igual número. Um fazendeiro tem uma grande boiada constituída de animais vermelhos, ruões, brancos e sem chifres, os quais, ocasionalmente produzem prole com chifres. Utilizando apenas cruzamentos naturais, ou seja, sem recorrer à inseminação artificial, como o fazendeiro deverá proceder para estabelecer uma linhagem pura de animais brancos e sem chifres?  Por que ele não conseguirá resolver o problema dos chifres rapidamente?
11) (ACAFE-SC)  De acordo com as leis de Mendel, indivíduos com genótipo:
a) AaBb produzem gametas A, B, a e b.
b) AaBB produzem gametas AB e aB.
c) Aa produzem gametas AA, Aa e aa.
d) AA produzem gametas AA.
e) AABB produzem dois tipos de gametas.
12) (U.F.SE-SE) A proporção fenotípica encontrada na descendência do  cruzamento entre indivíduos heterozigotos  para dois caracteres com dominância completa é:
a) 3:1     b) 1:2:1 c) 9:4:3 d) 9:7    e) 9:3:3:1
13) (FEI-SP) Em Drosophila melanogaster, asa vestigial  (curta) e corpo ébano (preto) são características determinadas por  dois pares de gens recessivos v e e, respectivamente. Asa longa e corpo cinzento são características determinadas pelos gens dominantes V e F. Do cruzamento entre parentais surgiu, em F1, 25% de indivíduos de asa longa e corpo cinzento. O genótipo provável dos pais será:
a) VvEe  X  VvEe               d) VvEe  X  vvee
b) VVEE  X  vvee              e) VvEe  X  VVEE
c) vvee  X  vvee
14) Nos cavalos, a cor negra é devida ao gene dominante B, e a cor castanha, ao seu alelo recessivo b. O caráter trotador é devido ao gene dominante T e o marchador, ao alelo recessivo t. Suponha que se trate de segregação independente.
a) que tipos de descendentes resultam do cruzamento de um trotador negro homozigoto para as duas características com um marchador castanho?
15) Um homem afetado por albinismo (recessivo) e heterozigoto para braquidactilia (dedos muito curtos – característica dominante), casa-se com uma mulher normal heterozigota para albinismo e heterozigota para braquidactilia. Quais serão as características genotípicas e fenotípicas dos descendentes desse casal?