sábado, 19 de maio de 2012

OS FUNGOS


 


REINO FUNGI
A história:
   Antigamente, os seres vivos eram divididos em apenas dois grupos, vegetal e animal. Tudo que fazia fotossíntese e não se deslocava era vegetal, e tudo que se deslocava e não fazia fotossíntese, era animal. Durante muito tempo, os fungos foram considerados como vegetais, mas, não apresentava todas as características de uma planta. Eles não faziam fotossíntese, não sintetizavam clorofila, mas também não se deslocam, portanto, não poderiam ser classificados nem como animal, e nem como vegetal. Porém a partir do ano de 1969 os estudos se aprofundaram e foi criado um reino a parte para eles, chamado Reino Fungi. Entretanto, seus nomes científicos ainda obedecem ao Código Internacional de Nomenclatura Botânica.
   São popularmente conhecidos por bolores, mofos, fermentos, levedos, orelhas-de-pau, trufas e cogumelos-de-chapéu (champignon). É um grupo formado por cerca de 200.000 espécies.
   A ciência que estuda os fungos é a Micologia (do grego mykes, que significa cogumelos).











Características:
01-    Eucariontes;
02-    Uni ou pluricelulares;
03-    Heterótrofos por absorção (eliminam uma enzima digestiva que degradam as moléculas orgânicas das sustâncias por eles afetadas);
04-    Aeróbicos
Tem características de plantas (P) e de animais (A) ao mesmo tempo: alguns apresentam parede celular (P) com quitina (A), ausência de celulose (A) em suas paredes celulares, não fazem síntese de clorofila (A), capacidade de depositar glicogênio (A).
Estrutura dos fungos:
   O corpo dos fungos é formado primitivamente por filamentos chamados hifas, cujo o conjunto forma um micélio, que não é um tecido verdadeiro.
   No cogumelo-de-chapéu, o micélio apresenta em seu “chapéu” muitas hifas férteis, produtoras de esporos – unidades relacionadas com a reprodução desses fungos.
   No caso das leveduras, não há formação de micélio, ocorre uma condição unicelular.
   Havendo micélio, ele pode se diferenciar em vegetativo e reprodutor:
- Micélio vegetativo: formado por hifas que vivem imersas no substrato e dele retiram o alimento necessário para a sobrevivência do fungo.
- Micélio reprodutor: composto de hifas responsáveis pela formação de esporos, células resistentes que, ao germinarem, dão origem a um novo indivíduo. Essas hifas geralmente se desenvolvem para fora do substrato, o que favorece a dispersão dos esporos.
   Algumas espécies de fungos organizam as hifas em estruturas reprodutivas chamadas corpos de frutificação, onde ocorre a formação de esporos.
Reprodução:
   Quanto a reprodução dos fungos, ela pode ser tanto assexuada como sexuada.
          Reprodução Assexuada dos Fungos
- Fragmentação: é a maneira mais simples de um fungo filamentoso se reproduzir. Um micélio se fragmenta originando novos micélios.
- Brotamento: os brotos (gêmulas) normalmente se separam do genitor, mas, podem permanecer grudados, formando cadeias de células. Leveduras como Saccharomyces cerevisae se reproduzem por brotamento ou gemulação.
- Esporulação: os corpos de frutificação dos fungos terrestres produzem, por mitose, células abundantes, leves, que são espalhadas pelo meio. Cada célula, um esporo, ao cair em um local apropriado, é capaz de gerar sozinha um novo mofo, bolor etc.
          Reprodução Sexuada dos Fungos
   Em alguns fungos aquáticos, há a produção de gametas flagelados, que fundem-se gerando zigotos que produzirão novos indivíduos. Nos fungos terrestres, o ciclo de reprodução, ocorre produção de esporos por meiose. Esses esporos se desenvolvem geram hifas haplóides que posteriormente se fundem e geram novas hifas diplóides, ocorrendo novas meioses para a produção de mais esporos meióticos. A alternância de meiose e fusão de hifas (que se comportam como gametas) caracteriza o processo como sexuado.
          Fungos Decompositores
   Também chamados de fungos saprófagos ou saprófitas, são responsáveis por grande parte da reciclagem da matéria orgânica. São importantes para o equilíbrio ecológico. No processo da decomposição, a matéria orgânica contida em organismos mortos é devolvida ao ambiente, podendo ser novamente utilizada por outros organismos.
   Apesar do aspecto positivo da decomposição, os fungos são responsáveis pelo apodrecimento de alimentos, de madeira, de tecidos, provocando sérios prejuízos econômicos.
          Fungos Parasitas
   Vivem através de outro ser vivo, prejudicando-o e podendo até matá-lo. Alimentam-se de substâncias que retiram dos organismos vivos nos quais se instalam. Muitas doenças dos vegetais são provocadas por fungos parasitas, como aqueles que atacam as folhas do café ou da soja.
   No ser humano, um exemplo é o fungo Candida albicans, que pode se instalar na boca, na faringe e em outros órgãos, provocando o sapinho.
          Fungos Mutualísticos
   Se associam a outros seres e ambos se beneficiam com essa associação. Existem os que vivem associados a raízes de plantas formando as micorrizas (mico= fungo; rizas = raízes). Nesses casos os fungos degradam materiais do solo, absorvem esses materiais degradados e os transferem à planta, propiciando-lhe um crescimento sadio. A planta, por sua vez, cede ao fungo certos açúcares e aminoácidos de que ele necessita para viver.
   Alguns podem estabelecer associações mutualísticas com cianobactérias ou com algas verdes, dando origem aos líquens.
Curiosidades sobre os fungos:
*O maior fungo conhecido, talvez também o maior e mais velho organismo vivo, é Armillaria ostoyae. Um exemplar descoberto no ano 2000, na Floresta Nacional de Malheur (Oregon, Estados Unidos), ocupa uma área subterrânea de 900 hectares. Como isso é possível? É simples. O esporo do fungo caiu na floresta, germinou e iniciou seu ciclo vital, assim como nos cogumelos comuns. Mas as hifas não pararam de crescer. O chão da floresta se tornou o seu "bolo". Quando se desenvolve, ele vai enfraquecendo as árvores, roubando nutrientes, água e apodrecendo suas raízes. Ele não é detectável a olho, pois seus "pins" são os cogumelos que nascem esporadicamente na floresta. Somente em vôos, é possível notar os danos na floresta. Não seriam necessariamente danos, pois as árvores eliminadas abrem espaço para a colonização de novas plantas;
* Os primeiros registos de fungos datam de 300 a 200 a.C., são estatuetas representativas de cogumelos;
* Há fungos bioluminescentes: Aristóteles (384-322 a.C.) fez o primeiro relato sobre madeiras em decomposição que emitiam uma luz tênue, mas o filósofo foi capaz de perceber que essa luz estava viva, ou seja, era produzida por algum organismo. São vulgares nas florestas tropicais, a sua luminosidade é provavelmente uma adaptação que ficou do tempo em que os fungos tinham que se livrar do oxigénio em excesso existente na atmosfera, que não podiam utilizar.
Utilização dos fungos:
- Eles são fontes extremamente valiosas de compostos químicos, como os antibióticos, mas também possuem um grande potencial no controle biológico de muitas pragas e doenças consideradas graves. O exemplo mais famoso é o antibiótico descoberto por Alexander Fleming em 1928, a Penicilina. Este antibiótico, ainda hoje muito utilizado, foi inicialmente produzido comercialmente a partir do Penicillium chrysogenum. O uso da penicilina foi generalizado com a II Guerra Mundial, em que desempenhou um papel determinante, salvando muitas vidas.
- Os fungos são também muito utilizados na nossa alimentação.O cogumelo que comemos mais frequentemente é o Agaricus brunnescens, outros são utilizados na produção de alguns dos nossos alimentos, como o queijo Roquefort produzido pelo Penicillium roquefortii, o pão ou a cerveja que resultam da fermentação de açucares pela levedura Saccharomyces cerevisaemas, são várias as espécies cultivadas para consumo. Para além do seu sabor, os cogumelos têm um elevado valor nutricional e alguns têm ainda propriedades medicinais e até afrodisíacas.
Problemas causados por fungos:
- Apesar de todos os esforços para proteger e conservar os alimentos, alguns fungos podem causar estragos por apodrecimento, mas também produzir substâncias muito tóxicas, as micotoxinas, em produtos vegetais que consumimos diretamente ou para consumo animal. Estas substâncias podem causar graves doenças como a ergotismo, que ataca os rins,sistema respiratório, neurológico ou hepático e mesmo vários tipos de cancro;
- Uma grande variedade de fungos pode infectar diretamente os animais, inclusive os humanos, causando micoses. Outro grave problema provocado por fungos são as doenças de plantas que causam graves prejuízos na agricultura;
-  O ingrediente “mágico” em cogumelos alucinógenos é a psilocibina, um composto que se decompõe em psilocina no corpo. A psilocina se liga a receptores de serotonina em todo o cérebro e pode causar alucinações;
Classificação dos fungos:
A classificação dos quatro Filos obedece a critérios reprodutivos (diferença entre as estruturas reprodutivas), com ciclo de vida em duas fases: uma assexuada e outra sexuada.
Dessa forma, o Reino Fungi se subdivide nos Filos: Ascomycetes, Phycomycetes, Basidiomycetes e os Deuteromycetes.
Ascomicetos→ assim chamados em razão do processo de reprodução sexuada formando sacos, conhecidos cientificamente como ascos (daí a origem do nome), que posteriormente se transformam em esporos. Aqui encontramos as leveduras (fermentos biológicos);
Ficomicetos ou zigomicetos → são os fungos mais simples,unicelulares contendo esporos dotados de flagelos. São saprófagos e podem constituir micorrizas;
Basidiomicetes → formam estruturas reprodutivas denominadas basídios, cuja base encontra-se fixa ao corpo de frutificação (eixo de sustentação), ficando com extremidades livres formando os basidiósporos, estrutura que aloja os esporos (exemplo: cogumelos).
Conidiais ou deuteromicetes → ou fungos imperfeitos, com estrutura reprodutora pouco detalhada e conhecida, sendo a grande maioria parasita causadores de doenças.
Doenças, as micoses:
Uma das doenças mais comuns que ocorrem em função da existência de microfungos são as micoses. Os países tropicais, como o Brasil, são os que mais tem este tipo de doença.
- Ptiríase vesicolor: popularmente conhecida como impingem, é uma inflamação causada na pele.
- Micoses: aparecem em regiões úmidas do corpo (virilhas, dobras, pés, entre os dedos).
- Inflamações nas unhas: também conhecidas popularmente como unheiros.
- Candidíase: doença sexualmente transmissível (dst), que aparece na boca e na mucosa vaginal, sendo provocada pelo fungo candida albicans.

PARA SABER MAIS:

Fonte:
http://www.brasilescola.com/biologia/fungi.htm
http://naturlink.sapo.pt/Natureza-e-Ambiente/Interessante/content/Os-Fungos-a-sua-vida-e-como-influenciam-a-nossa?bl=1&viewall=true