quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Os 6 Estados da Matéria

    Os 6 Estados da Matéria    
 
Além dos três conhecidos estados (Sólido, Líquido e Gasoso) existem mais 3 estados cientificamente comprovados: plasma, Condensado Bose-Einstein e o Gás Fermiônico.

Saiba o que é plasma, o quarto estado da matéria
da Folha Online
O plasma é com frequência chamado o quarto estado da matéria, ao lado dos estados sólido, líquido e gasoso. Ele é criado quando um gás é superaquecido e os elétrons se rompem, deixando partículas eletricamente carregadas.
Conforme a temperatura aumenta, o movimento dos átomos do gás torna-se cada vez mais enérgico e frequente, provocando choques cada vez mais fortes entre eles. Como resultado destes choques, os elétrons começam a se separar.
No seu conjunto, o plasma é neutro, já que contém uma quantidade igual de partículas carregadas positiva e negativamente. A interação destas cargas dá ao plasma uma variedade de propriedades diferentes das dos gases.
O plasma "ideal" com as partículas atômicas completamente divididas corresponde a uma temperatura de várias dezenas de milhões de graus. Em todos os lugares onde a matéria está extraordinariamente quente, ela encontrasse no estado plásmico.
Porém, o estado plásmico de uma substância gasosa pode surgir a temperaturas relativamente baixas de acordo com a composição do gás. A chama de uma vela e a luminescência de uma lâmpada fluorescente são alguns exemplos.
O plasma aparece naturalmente no espaço interestelar e em atmosferas do Sol e de outras estrelas. Porém, ele também pode ser criado em laboratório e pelo impacto de meteoros _apesar de a Nasa afirmar que isso não teria causado o acidente do Columbia.  
O Sol é feito de plasma, e o mesmo vale para a maior parte da matéria presente no universo. O plasma em geral tem temperatura muito elevada, e é possível conservá-lo em frascos magnéticos.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u8458.shtml

Condensado de Bose-Einstein. Um estado da matéria muito estranho.
Entretanto, coisas muito estranhas começam a acontecer, quando se resfria uma matéria sólida (retira-se calor, diminui-se a agitação das moléculas) até níveis de temperatura próximos ao zero absoluto (-273,15°C, -459,67°F, 0K).
No zero absoluto, zero Kelvin, a matéria não teria energia alguma e suas propriedades mais comuns deixariam de existir (viscosidade, densidade) e surgiriam outras, não muito comuns no nosso dia a dia.
É exatamente nesse instante que surge o chamado “condensado de Bose-Einstein” (BEC), descoberto em 1995.
O condensado de Bose-Einstein é um novo estado da matéria previsto na década de 20 por Einstein ao adaptar uma teoria sobre partículas sem massa (fótons) de um físico chamado Bose ao modelo atômico.
Entretanto, comparados aos estados da matéria mais comuns, os condensados de Bose-Einstein são extremamente frágeis. A mínima interação com o mundo exterior é suficiente para aquecê-los acima do limite de condensação, viram um gás normal e perdem todas as suas propriedades.
Por isso, o condensado de Bose-Einstein ainda não tem nenhuma aplicação prática, sua existência depende de condicionar a matéria em condições extremas, dificultando assim a disseminação fora do mundo científico.
Fonte: http://www.mentirasverissimas.com/2011/12/condensado-de-bose-einstein-um-estado.html

Condensado Fermiônico

O "gás fermiônico" representa a sexta forma conhecida de matéria, junto com os sólidos, líquidos, gases, plasma e o condensado de Bose-Einstein, criado pela primeira vez em 1995.
Os condensados fermiônicos são parentes do BEC. Ambos são compostos de átomos que coalescem, em temperaturas muito baixas, para formar um objeto único. Em um BEC, os átomos são bósons. Em um condensado fermiônico, os átomos são férmions.
A indústria provavelmente não terá uso para o gás fermiônico ainda por algumas décadas. A nova matéria, entretanto, poderá ajudar engenheiros a obter a supercondutividade, estado em que a eletricidade flui sem qualquer resistência, mesmo em temperatura ambiente. Seria uma revolução para a transmissão de energia elétrica - com maior velocidade e sem desperdícios -, assim como o funcionamento de computadores e outros sistemas eletrônicos.
O sexto estado da matéria, o Condensado Fermiônico , acontece quando certa matéria é aquecida a ponto de suas moléculas ficarem completamente livres.
Fonte: http://drikaquimica.blogspot.com/2011/02/condensado-fermionico.html
http://www.netmarkt.com.br/noticia2004/1453.html

PARA SABER MAIS:
Os movimentos da matéria