sexta-feira, 4 de novembro de 2011

6º ano A


A destruição da camada de ozônio

                 A partir da década de 1930, surgiu no meio industrial um novo  grupo de gases que parecia ser um grande achado: eles não eram inflamáveis (não pegam fogo), nem tóxicos, nem corrosivos, e não reagiam quimicamente com a maioria das substancias.
       Esses gases, chamados de clorofluorcarbonetos ou clorofluorcarbonos (CFC), passaram a ser amplamente usados para dar pressão dentro de embalagens de sprays (aerossóis) de inseticidas, desodorantes e outros produtos.
Também eram muito usados em aparelhos de ar condicionado e geladeiras, como gás de refrigeração, na limpeza de circuitos eletrônicos, em solventes (para dissolver substancias), em alguns extintores de incêndio e na fabricação de espuma de plástico e isopor.
Mas o que parecia a solução de muitos problemas industriais revelou-se um grande desastre: escapando das embalagens e de aparelhos danificados ou descartados, esses gases começam a se espalhar pela atmosfera e chegaram a estratosfera.
           Naquela camada da atmosfera, sob o efeito dos raios ultravioleta, os CFC liberam partículas de cloro, que, por sua vez, atacam o ozônio, transformando-o no gás oxigênio.
Formaram-se assim os buracos na camada de ozônio, que na realidade, não são buracos, e sim regiões em que a concentração de ozônio diminuiu e a camada ficou mais fina. Por esses buracos os raios ultravioleta passam em maior quantidade.
          O aumento da incidência de raios ultravioleta nas regiões mais baixas da atmosfera provoca, nos seres humanos, um aumento no numero de casos de câncer de pele e de doenças dos olhos, entre outros problemas.
Em excesso, os raios ultravioleta podem também danificar sementes e, dessa forma, prejudicam as colheitas. Podem ainda destruir algas que produzem alimentos e oxigênio nos ecossistemas aquáticos, provocando desequilíbrios em todo esse ecossistema.
            Diante da constatação da gravidade do problema, foram feitas varias reuniões internacionais e, aos poucos os CFC estão sendo substituídos por outros gases que não atacam a camada de ozônio. Os países industrializados baniram os CFC em 1996. O Brasil e outros países em desenvolvimento tinham o compromisso de bani-los ate 2010 (?). porem o uso desses gases já foi muito reduzido: em aerossóis, refrigeração e nos freezers eles praticamente não são mais usados.
          Espera-se que com o tempo, a camada de ozônio se regenere, pois o ozônio se forma constantemente  a partir do oxigênio. No entanto, uma parte dos CFC já produzidos permanecerá ainda por longo tempo na atmosfera e continuará destruindo a camada de ozônio.

Responda no seu caderno:
 
01-    Qual o principal fator responsável pelo agravamento do efeito estufa na atualidade?

02-    Por que é importante a diminuição de poluentes, como o gás carbônico e o CFC, para o meio ambiente?

03-    Por que há mais pessoas atualmente com câncer de pele?

04-    Por que um alpinista que pretende subir o Monte Everest precisa de um balão de oxigênio, que leva na costa dificultando sua escalada?

05-    Cite as cinco camadas que envolvem o planeta Terra?