sábado, 4 de junho de 2011

6º ano A

Meus anjos... assistam as animações sobre as doenças que são transmitidas pelo solo.
Depois leia o texto abaixo.

01) Verminoses:

 http://youtu.be/PhAu5fDfKzY

 http://www.noas.com.br/applets/biologia/parasitose/ascaridiase.swf








Parasitoses Intestinais

São doenças causadas por vermes e protozoários. A contaminação se dá de várias formas, sendo que a principal é a ingestão de alimentos ou água contaminada e através da pele por ferimentos pequenos.

Sintomas

De modo geral, a maioria das pessoas infectadas se apresenta com quadro de dor abdominal, cólicas, náuseas, vômitos, diarréias, perda de peso, anemia, febre e sintomas respiratórios. O tratamento é feito com medicamentos antiparasitários específicos após a identificação do agente causador.

Prevenção

Lavar as mãos antes das refeições, antes de manipular e preparar alimentos, antes do cuidado de crianças e após ir ao banheiro ou trocar fraldas
Andar sempre com os pés calçados
Cozinhar bem os alimentos. Carnes somente bem passadas
Lavar com água potável os alimentos que serão consumidos crus e se possível deixe-os de molho por 30 minutos em água com hipoclorito de sódio a 2,5%
Beber somente água filtrada ou fervida
Manter limpa a casa e terreno ao redor, evitando a presença de insetos e ratos
Conservar as mãos sempre limpas, as unhas aparadas, evitar colocar a mão na boca
Não deixar as crianças brincarem em terrenos baldios, com lixo ou água poluída.

 


 Exemplos de doenças transmitidas pelo solo:
TÉTANO
O que é?
É uma infecção grave causada pela toxina de uma bactéria que entra no organismo por lesões de pele tais como cortes, arranhaduras, mordidas de bicho. O tétano não é doença contagiosa.
Como se adquire?
A bactéria é encontrada nas fezes de animais ou humanos que se depositam na areia ou na terra. A infecção se dá pela entrada das bactérias por qualquer tipo de ferimento na pele contaminado com areia ou terra.
O que se sente?
A toxina da bactéria causa espasmos musculares, inicialmente nos músculos do pescoço e da mastigação, causando rigidez progressiva, até atingir os músculos respiratórios.  As complicações são graves e a pessoa infectada necessita de internação em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O tempo de incubação (para a doença se manifestar) varia de 2 a 21 dias; quanto menor o número de dias, maior a gravidade.
Como é feito o diagnóstico?
Pelos sintomas clínicos e história de lesões de pele sem tratamento adequado.
Como se trata?
O tratamento consiste em:
Cuidados gerais para não estimular o paciente mantendo-o na penumbra e com pouco ruído,
Utilização de antibióticos, sedativos e relaxantes musculares,
Limpeza dos ferimentos e
Aplicação de soro anti-tetânico.

Como se previne?
A prevenção é feita principalmente pela vacinação da população, pela rotina e pelos reforços a cada 10 anos. A população também deve ser ensinada de que todos os ferimentos sujos, fraturas expostas, mordidas de animais e queimaduras devem ser bem limpos e tratados adequadamente para não proliferar a bactéria pelo organismo.
ASCARIDÍASE
Sinônimos: Verminose – Lombriga - Infecção por Ascaris.
O que é?
É uma verminose causada por um parasita chamado Ascaris lumbricoides.
Como se adquire?
É a verminose intestinal humana mais disseminada no mundo. A contaminação acontece ocorre quando há ingestão dos ovos infectados do parasita, que podem ser encontrados no solo, água ou alimentos contaminados por fezes humanas. O único reservatório é o homem. Se os ovos encontram um meio favorável, podem contaminar durante vários anos.
O que se sente?
A maioria das infecções é assintomática. A larva se libera do ovo no intestino delgado, penetra a mucosa e por via venosa alcança o fígado e pulmão de onde alcançam a árvore brônquica. Junto com as secreções respiratórias são deglutidas e atingem o intestino onde crescem chegando ao tamanho adulto. Em várias situações podem surgir sintomas dependendo do órgão atingido. A ascaridíase pode causar dor de barriga, diarréia, náuseas, falta de apetite ou nenhum sintoma. Quando há grande número de vermes pode haver quadro de obstrução intestinal. A larva pode contaminar as vias respiratórias, fazendo o indivíduo apresentar tosse, catarro com sangue ou crise de asma. Se uma larva obstruir o colédoco pode haver icterícia obstrutiva.
Como se faz o diagnóstico?
O diagnóstico é feito pelo exame de fezes, onde se encontram os ovos do parasita.
Como se trata?
Existem remédios específicos para erradicar a larva do organismo humano, todos por via oral.
Como se previne?
Através de medidas de saneamento básico:

Lavagem das mãos após uso do sanitário
Lavagem de frutas e verduras com água corrente e
Higiene pessoal, principalmente.

É necessário, também, fazer o tratamento de todos os portadores da doença.
As más condições de higiene e a utilização das fezes como adubo contribuem para a prevalência dessa verminose nos países do terceiro mundo.

Amarelão ou Ancilostomose
Sintomas: Provoca uma forte anemia, que diminui a capacidade de trabalho dos indivíduos afetados.
Como se dá a doença?
O amarelão é produzido por dois tipos de vermes, as larvas desses vermes crescem na terra úmida e quente e penetram pela pele dos pés descalços do indivíduo. Mais raramente, podem também ser engolidas.
As larvas que invadem a pele alcançam um vaso sanguíneo e chegam aos pulmões e sobem até a faringe (garganta). Podem ser então engolidos e chegam ao intestino, onde completam o amadurecimento. Prendendo-se na parede desse órgão, provocam desnutrição e intensas hemorragias.
Os indivíduos doentes libertam nas fezes os ovos resultantes da reprodução dos vermes.
Esses ovos contaminam o solo e dão origem às larvas, que penetrarão pelos pés de outros indivíduos, infestando-os. Desse modo, a doença vai passando de uma pessoa para outra.
O tratamento dos doentes deve ser feito com vermífugos, associados a uma dieta rica e mesmo a antianêmicos, já que a perda de ferro é muito expressiva.


 

Teníase ( solitária )

O que é?
A teníase pode ser causada por dois vermes da mesma família, a Taenia saginata e a Taenia solium.
Como se adquire a doença?
a)     T. saginata através da ingestão de carne bovina mal cozida ou crua.
Pode chegar a medir cerca de 10 metros de comprimento se apresentando de forma achatada e segmentada. Normalmente é um parasito solitário ( daí o nome vulgar de solitária ), sendo raro encontrarmos mais de um exemplar numa mesma pessoa.
 b)  Taenia solium quando no intestino humano pode atingir de 2 a 9 metros.
O hospedeiro intermediário dela é, normalmente o porco, podendo outros animais também estarem envolvidos como o macaco, o cão o gato e o próprio homem.
A propagação: Os ovos das solitárias são depositados nos pastos com as fezes de indivíduos infectados, sendo ingeridos por bovinos ou suínos. As larvas se instalam nos músculos (carne) dos animais. O homem ingere a carne mal cozida e o parasita se fixa através de ventosas ao intestino delgado.
Sintomas:
Produz desconforto abdominal, dor tipo fome, sensação de má-digestão, diarréia ou alternância desta com constipação ( prisão de ventre ), perda de peso ocasional e falta de apetite. Raramente pode ocasionar obstrução intestinal.
Prevenção da doença: Através destinação adequada das fezes humanas, inspeção rigorosa das carnes nos matadouros, a não ingestão de carne crua ou mal cosida e pelo tratamento das pessoas infestadas.
fonte:  www.anvisa.gov.br
Fonte: www.cives.ufrj.br