sábado, 28 de maio de 2011

3º ano C - exercícios para o fim de semana

Escola Estadual Sidrônio Antunes de Andrade
Estudante:                                         nº:                         3º ano C
Exercícios de genética – 2ª lei de Mendel

01)   Em cães, latir ou não latir durante a corrida são características definidas por um par de genes alélicos. O mesmo ocorre para os caracteres orelhas eretas ou orelhas caídas. Latir enquanto corre e possuir orelhas eretas são características dominantes, enquanto não latir durante a corrida e possuir orelhas caídas são recessivas. Considere o cruzamento entre um casal de cães heterozigotos para ambos os pares de alelos (as duas características ao mesmo tempo e heterozigotas). Nesse caso, a probabilidade d que nasçam filhotes que latem enquanto correm e que possuem orelhas caídas é aproximadamente de:
a-      6,2 %
b-      18,7%
c-       31,2%
d-      43,7%

02)   A cor do caule dos tomateiros é determinada por um par de genes alelos, sendo que o gene dominante (A) confere a cor púrpura, enquanto o gene recessivo (a) determina a cor verde. O aparecimento de duas cavidades no tomate é determinado por um gene dominante (M), enquanto cavidades múltiplas são determinadas pelo alelo recessivo (m). Considerando que esses dois loci gênicos se segregam independentemente, a proporção fenotípica esperada na geração F1 de uma planta di-híbrida submetida a um cruzamento-teste é de:
a-      9:3:3:1
b-      4:2:2:1
c-       9:7
d-      1:1:1:1
e-      9:6:1

03)   Em gatos, orelhas encurvadas (C) resultam de um alelo que é dominante em relação a orelhas normais (c). A cor preta resulta de um alelo de distribuição independente (G) que é dominante em relação a um alelo cinza (g). um gato cinza homozigoto para orelhas encurvadas é cruzado com um homozigoto preto com orelhas normais. Toda a F1 é preta e tem orelhas encurvadas.
a-      Se dois gatos da F1 se reproduzem, que fenótipos e genótipos são esperados?

b-      Um gato de F1 se reproduze com um animal cinza de orelhas normais. Que fenótipo e proporção da prole são esperados?


LEMBRANDO: NÃO VALE NOTA !!! É APENAS UM EXERCICIOS DE FIXAÇÃO DE CONHECIMENTO....