quinta-feira, 19 de março de 2020

Atividade de Biologia - 1° ano E, F, G e H - 2020


Atividades de biologia
18/03 – 06/04
1° ano E, F, G e H
Quantidade de aulas: 06

1ª aula
Leitura dos capítulos do livro didático:
Cap.01 – O fenômeno da vida (pág. 12 – 23)
Cap. 02 – Como o cientista estuda a natureza (pág. 26 -30)

As fotos das páginas dos livros serão enviadas no grupo do WhatsApp.
2ª aula
Pesquisa sobre as 05 maiores pandemias no mundo.


Deixar no caderno!
A pesquisa deve conter:
·                   Agente causador: viris, bactéria, protozoário...
·                   Agente transmissor: água, saliva, mosquito...
·                   Local de origem: China, Espanha, Brasil...
·                   Período: ano que ocorreu.
·                    
3ª aula
Copiar no caderno ou imprimir e colar o resumo abaixo:
Também será disponibilizado no whatsApp.

4ª aula
Assistir as vídeos aulas:
Características dos seres vivos: https://www.youtube.com/watch?v=vsRN64p5_qs&t=174s

Apenas assistir as vídeos aulas para complementar seu entendimento.
5ª e 6ª aulas
Responder a avaliação.
Anexo abaixo.

Imprimir e colar ou copiar no caderno.


Aula 05 e 06 - Avaliação 
 Estudante: _____________________________________________ n° ________- 1° ano ___________ Data: _________

Avaliação de Biologia

01) Ao examinar um fenômeno biológico, o cientista sugere uma explicação para o seu mecanismo, baseando-se na causa e no efeito observados. Esse procedimento:
(        ) Faz parte do método científico.                                            (        ) É denominado formulação de hipóteses.
(        ) Deverá ser seguido de uma experimentação.                       (        ) Deve ser precedido por uma conclusão.

02) Um estudante decidiu testar os resultados da falta de determinada vitamina na alimentação de um grupo de ratos. Colocou então cinco ratos em uma gaiola e retirou de sua dieta os alimentos ricos na vitamina em questão. Após alguns dias, os pelos dos ratos começaram a cair. Concluiu então que esta vitamina desempenha algum papel no crescimento e na manutenção dos pelos. Sobre essa experiência podemos afirmar:
a) a experiência não foi realizada corretamente porque o estudante não usou um grupo de controle;
b) a experiência foi correta e a conclusão também. O estudante seguiu as normas de método científico adequadamente;
c) a experiência obedeceu aos princípios do método científico, mas a conclusão do estudante pode não ser verdadeira;
d) o estudante não fez a experiência de forma correta, pois não utilizou instrumentos especializados;
e) a experiência não foi correta por que a hipótese do estudante não era uma hipótese passível de ser testada experimentalmente.

03) A pesquisa científica é a realização de um estudo planejado, sendo o método de abordagem do problema o que caracteriza o aspecto científico da investigação. Sua finalidade é descobrir respostas para questões mediante a aplicação do método científico. As afirmativas a seguir estão relacionadas com esse assunto. Analise-as e assinale a incorreta.
a) A pesquisa sempre parte de um problema, de uma interrogação, uma situação para a qual o repertório de conhecimento disponível não gera resposta adequada.
b) Toda pesquisa baseia-se em uma teoria que serve como ponto de partida para a investigação.
c) Nenhuma pesquisa pode gerar subsídios para o surgimento de novas teorias
d) Para solucionar um problema, são levantadas hipóteses que podem ser confirmadas ou refutadas pela pesquisa.

04) Todos os organismos vivos estão sujeitos a processos evolutivos. Algumas características, por exemplo, surgem e são passadas para os descendentes e outras são eliminadas da população por meio de um processo denominado de:
a) recombinação gênica.            b) seleção natural.                          c) mimetismo.                       d) mutação.                           e) migração.

05) Para um organismo ser considerado vivo, algumas características devem estar presentes. Analise as alternativas a seguir e marque o único atributo que não é encontrado em todos os seres vivos.
a) Hereditariedade.                                                              b) Capacidade de responder a estímulos.
c) Corpo formado por várias células.                               d) Capacidade de evoluir.                                                   e) Metabolismo.

06) Muitas pessoas não sabem diferenciar corretamente o que é um ser vivo de um ser não vivo, entretanto, os organismos vivos apresentam características marcantes que permitem essa diferenciação. Uma dessas características é a capacidade de responder a estímulos, uma capacidade denominada de:
a) irritabilidade.                     b) flexibilidade                      c) complexidade.                       d) reação.                         e) metabolismo.

07) Com relação às características gerais dos seres vivos, é incorreto afirmar:
a) Células procarióticas e eucarióticas apresentam membrana plasmática;
b) A reprodução sexuada é fundamental para a variabilidade genética da espécie
c) O processo de degradação de substâncias complexas em substâncias simples é conhecido como catabolismo
d) Apenas as células eucarióticas apresentam citoplasma;
e) As adaptações sofridas pelos organismos, ao longo de suas vidas, podem levar a um processo de evolução;

08) Relacione as colunas
( a ) autótrofo                                                       (        ) possui membrana nuclear
( b ) fotossintese                                                  (        ) possui mais de uma célula
( c ) heterórofo                                                    (        ) capacidade de reagir a estímulos
( d ) procarionte                                                   (        ) processo de produção de alimentos
( e ) unicelular                                                      (         ) se alimentam de outros seres
( f ) eucarionte                                                     (        ) o material genético não está em um núcleo
( g ) pluricelular                                                   (      ) etapas do desenvolvimento de um ser vivo
( h ) excitabilidade/irritabilidade                       (       ) seres que produzem seu alimento
( i ) ciclo vital                                                       (         ) possui apenas uma célula

09) Nos seres vivos pode ocorrer reprodução sexuada ou assexuada. Assim sendo, pode-se afirmar que:
a) a “muda”, um tipo de reprodução sexuada, é utilizado principalmente na separação de plantas;
b) a reprodução assexuada permite uma evolução mais rápida das espécies.
c) a reprodução sexuada produz indivíduos geneticamente iguais.
d) a reprodução sexuada promove maior variabilidade genética.
e) a reprodução assexuada se caracteriza pela presença de troca de material genético.

10) Os anfíbios são animais que apresentam dependência de um ambiente úmido ou aquático. Nos anfíbios, a pele é de fundamental importância para a maioria das atividades vitais, apresenta glândulas de muco para conserva-se úmida, favorecendo as trocas gasosas e, também, pode apresentar glândulas de veneno contra microrganismos e predadores. Essas características estão relacionadas a:
a) reprodução                        b) locomoção                       c) adaptação                          d) mutação

RESPONDA CORRETAMENTE NO VERSO DA FOLHA:
11) Escreva uma característica comum aos mamíferos, às arvores e aos répteis?
12) Quando uma pessoa cresce ou engorda, predominou em seu organismos o anabolismo ou o catabolismo? Justifique.