Atividades
de biologia
18/03 – 06/04
1° ano E, F, G e H
Quantidade de aulas: 06
1ª
aula
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Leitura dos capítulos do livro
didático:
Cap.01 –
O fenômeno da vida (pág. 12 – 23)
Cap. 02 –
Como o cientista estuda a natureza (pág. 26 -30)
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As fotos
das páginas dos livros serão enviadas no grupo do WhatsApp.
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2ª
aula
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Pesquisa sobre as 05 maiores pandemias
no mundo.
Deixar no caderno!
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A pesquisa
deve conter:
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Agente causador: viris, bactéria, protozoário...
·
Agente transmissor: água, saliva, mosquito...
·
Local de origem: China, Espanha, Brasil...
·
Período: ano que ocorreu.
·
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3ª
aula
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Copiar no caderno ou imprimir e colar o resumo abaixo:
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Também será
disponibilizado no whatsApp.
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4ª
aula
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Assistir as vídeos aulas:
Características
dos seres vivos: https://www.youtube.com/watch?v=vsRN64p5_qs&t=174s
Método cientifico:
https://www.youtube.com/watch?v=eRDBggKy0js&t=42s
Origem da
vida: https://www.youtube.com/watch?v=wrPcm5FseGo
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Apenas assistir
as vídeos aulas para complementar seu entendimento.
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5ª e
6ª aulas
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Responder a avaliação.
Anexo abaixo.
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Imprimir e colar ou copiar no caderno.
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Avaliação de Biologia
01) Ao examinar um fenômeno biológico, o
cientista sugere uma explicação para o seu mecanismo, baseando-se na causa e no
efeito observados. Esse procedimento:
( ) Faz parte do método científico. ( ) É denominado formulação de hipóteses.
( ) Deverá ser seguido
de uma experimentação. ( ) Deve ser precedido por uma conclusão.
02) Um
estudante decidiu testar os resultados da falta de determinada vitamina na
alimentação de um grupo de ratos. Colocou então cinco ratos em uma gaiola e
retirou de sua dieta os alimentos ricos na vitamina em questão. Após alguns
dias, os pelos dos ratos começaram a cair. Concluiu então que esta vitamina
desempenha algum papel no crescimento e na manutenção dos pelos. Sobre essa
experiência podemos afirmar:
a) a experiência
não foi realizada corretamente porque o estudante não usou um grupo de
controle;
b) a experiência foi correta e a conclusão também. O estudante seguiu as normas de método científico adequadamente;
b) a experiência foi correta e a conclusão também. O estudante seguiu as normas de método científico adequadamente;
c) a experiência obedeceu
aos princípios do método científico, mas a conclusão do estudante pode não ser
verdadeira;
d) o estudante não fez a experiência de forma correta, pois não utilizou instrumentos especializados;
e) a experiência não foi correta por que a hipótese do estudante não era uma hipótese passível de ser testada experimentalmente.
d) o estudante não fez a experiência de forma correta, pois não utilizou instrumentos especializados;
e) a experiência não foi correta por que a hipótese do estudante não era uma hipótese passível de ser testada experimentalmente.
03) A pesquisa científica é a realização de
um estudo planejado, sendo o método de abordagem do problema o que caracteriza
o aspecto científico da investigação. Sua finalidade é descobrir respostas para
questões mediante a aplicação do método científico. As afirmativas a seguir
estão relacionadas com esse assunto. Analise-as e assinale a incorreta.
a) A pesquisa sempre parte de um problema, de uma interrogação, uma
situação para a qual o repertório de conhecimento disponível não gera resposta
adequada.
b) Toda pesquisa baseia-se em uma teoria que serve como ponto de
partida para a investigação.
c) Nenhuma
pesquisa pode gerar subsídios para o surgimento de novas teorias
d) Para solucionar um problema, são levantadas hipóteses que podem
ser confirmadas ou refutadas pela pesquisa.
04) Todos os
organismos vivos estão sujeitos a processos evolutivos. Algumas
características, por exemplo, surgem e são passadas para os descendentes e
outras são eliminadas da população por meio de um processo denominado de:
a)
recombinação gênica. b) seleção
natural. c)
mimetismo. d)
mutação. e)
migração.
05) Para um
organismo ser considerado vivo, algumas características devem estar presentes.
Analise as alternativas a seguir e marque o único atributo que não é encontrado
em todos os seres vivos.
a)
Hereditariedade. b)
Capacidade de responder a estímulos.
c) Corpo formado por várias células. d) Capacidade de evoluir. e)
Metabolismo.
06) Muitas
pessoas não sabem diferenciar corretamente o que é um ser vivo de um ser não
vivo, entretanto, os organismos vivos apresentam características marcantes que
permitem essa diferenciação. Uma dessas características é a capacidade de
responder a estímulos, uma capacidade denominada de:
a) irritabilidade. b)
flexibilidade c)
complexidade. d) reação. e) metabolismo.
07) Com relação às
características gerais dos seres vivos, é incorreto afirmar:
a)
Células procarióticas e eucarióticas apresentam membrana plasmática;
b)
A reprodução sexuada é fundamental para a variabilidade genética da espécie
c)
O processo de degradação de substâncias complexas em substâncias simples é
conhecido como catabolismo
d)
Apenas as células eucarióticas apresentam citoplasma;
e)
As adaptações sofridas pelos organismos, ao longo de suas vidas, podem levar a
um processo de evolução;
08) Relacione as colunas
( a ) autótrofo ( ) possui membrana nuclear
( b ) fotossintese ( ) possui mais de uma célula
( c ) heterórofo ( ) capacidade de reagir a estímulos
( d ) procarionte ( ) processo de produção de alimentos
( e ) unicelular ( ) se alimentam de outros seres
( f ) eucarionte ( ) o material genético não está em um núcleo
( g ) pluricelular ( ) etapas do desenvolvimento de um ser vivo
( h ) excitabilidade/irritabilidade ( ) seres que produzem seu alimento
( i ) ciclo vital ( ) possui apenas uma célula
( b ) fotossintese ( ) possui mais de uma célula
( c ) heterórofo ( ) capacidade de reagir a estímulos
( d ) procarionte ( ) processo de produção de alimentos
( e ) unicelular ( ) se alimentam de outros seres
( f ) eucarionte ( ) o material genético não está em um núcleo
( g ) pluricelular ( ) etapas do desenvolvimento de um ser vivo
( h ) excitabilidade/irritabilidade ( ) seres que produzem seu alimento
( i ) ciclo vital ( ) possui apenas uma célula
09) Nos seres vivos
pode ocorrer reprodução sexuada ou assexuada. Assim sendo, pode-se afirmar que:
a) a “muda”, um tipo de reprodução
sexuada, é utilizado principalmente na separação de plantas;
b) a reprodução assexuada permite uma
evolução mais rápida das espécies.
c) a reprodução sexuada produz
indivíduos geneticamente iguais.
d) a reprodução sexuada promove maior
variabilidade genética.
e) a reprodução assexuada se caracteriza
pela presença de troca de material genético.
10) Os anfíbios são animais que apresentam dependência de um ambiente
úmido ou aquático. Nos anfíbios, a pele é de fundamental importância para a
maioria das atividades vitais, apresenta glândulas de muco para conserva-se úmida,
favorecendo as trocas gasosas e, também, pode apresentar glândulas de veneno
contra microrganismos e predadores. Essas características estão relacionadas a:
a) reprodução b) locomoção c)
adaptação d) mutação
RESPONDA
CORRETAMENTE NO VERSO DA FOLHA:
11) Escreva uma
característica comum aos mamíferos, às arvores e aos répteis?
12) Quando uma pessoa
cresce ou engorda, predominou em seu organismos o anabolismo ou o catabolismo?
Justifique.