quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Do DNA a Síntese de Proteínas - 1° ano

Segue abaixo links de vídeos sobre a matéria sobre Transcrição e Síntese de Proteínas:
Do DNA até a Síntese de Proteínas (em inglês com legenda)

Explicação DNA (em inglês com legenda)


Design Inteligente - Viajando dentro da célula (parte 2 de 2) (em inglês com legenda)


DNA & RNA (apenas animação em 3D)


BBC - Explicando o Conhecimento Sobre o DNA (LEGENDADO)

ENGENHARIA GENÉTICA - 3° ano




Orientações:
1- Trabalho em dupla;
2- Entregar apenas as respostas em folha separada;
3- Pode utilizar informações da internet para "auxiliar" nas respostas.

TRABALHO DE BIOLOGIA - ENGENHARIA GENÉTICA

01- (CESGRANRIO) “Bactérias formam clones desde o início da vida na Terra” (Imprensa Local, setembro/97) Hoje, algumas espécies de tatus produzem, por clonagem, de quatro a doze filhotes.
Esse tipo de clonagem é possível por que:
a) A fêmea produz um grande número de ovos.
b) Os zigotos formados são conseqüência de meioses constantes.
c) O zigoto formado é capaz de se dividir várias vezes.
d) A grande produção de gametas masculinos garante o desenvolvimento dos zigotos.
e) As mitoses existentes em cada zigoto são conseqüência de recombinação gênica

02- (UEL) Com base nos conhecimentos sobre biotecnologia, considere as afirmativas a seguir.
I. Na biotecnologia aplicada, os organismos transgênicos, como, por exemplo, bactérias, fungos, plantas e animais geneticamente melhorados, podem funcionar para a produção de proteínas ou para propósitos industriais.
II. Organismos transgênicos caracterizam-se pela capacidade de produzir em grandes quantidades a proteína desejada, sem comprometer o funcionamento normal de suas células, e de transferir essa capacidade para a geração seguinte.
III. O melhoramento genético clássico consiste na transferência do material genético de um organismo para outro, permitindo que as alterações no genoma sejam previsíveis; já a engenharia genética mistura todo o conjunto de genes em combinações aleatórias por meio de cruzamentos.
IV. A engenharia genética compreende a manipulação direta do material genético das células, sendo que o gene de qualquer organismo pode ser isolado e transferido para o genoma de qualquer outro ser vivo, por mais divergentes que estes seres estejam na escala evolutiva.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

03- (UNIMONTES) Os dois “personagens” apresentados na figura abaixo exemplificam situações de utilização de ferramentas para a resolução de determinados problemas na área da saúde. Analise-a.

De acordo com a figura e o assunto abordado, analise as alternativas abaixo e assinale a que não representa uma complicação no organismo de I que poderia ser resolvida pela ferramenta implícita na sua colocação.
a) Leucemias.
b) Diabetes.
c) Escorbuto.
d) Doenças cardiovasculares.

04-(UESPI) As células-tronco são capazes de se diferenciar em vários tipos de tecidos; daí seu grande interesse para a medicina atual. Aponte a alternativa que mostra as possíveis origens dessas células.
a) Placenta, medula óssea e cérebro.
b) Células embrionárias, baço e coração.
c) Sangue, fígado e pele.
d) Medula óssea, cordão umbilical e células embrionárias.
e) Líquido amniótico, intestino e cordão umbilical.

05- (UFSCar-2009) Há exatamente dez anos, em 13 de abril de 1998, nasceu Bonnie, cria de um carneiro montanhas e da ovelha Dolly, o primeiro animal clonado a partir de uma célula adulta de outro indivíduo. O nascimento de Bonnie foi celebrado pelos desenvolvedores da técnica de clonagem animal como uma “prova” de que Dolly era um animal saudável, fértil e capaz de ter crias saudáveis.
(Folha Online, 13.04.2008.)
a) Apesar de gerar animais aparentemente “férteis e saudáveis”, qual a principal conseqüência para a evolução das espécies se a clonagem for realizada em larga escala?  Justifique sua resposta.

06- UNIFESP) Alguns grupos radicalmente contrários ao uso de organismos geneticamente modificados (transgênicos) na agricultura divulgaram recentemente, no Sul do país, um folheto à população alertando sobre os perigos da ingestão de transgênicos na alimentação. Entre as advertências, constava uma que afirmava incorretamente que “para serem criadas plantas transgênicas são usados os vírus da AIDS” e que tais plantas, se ingeridas, poderiam infectar com o vírus da AIDS toda a população.
a) O que são transgênicos ou organismos geneticamente modificados (OGMs)?
b) Explique por que o vírus da AIDS não poderia infectar uma planta e por que a ingestão de uma planta transgênica não seria capaz de transmitir o vírus da AIDS?