Trabalho
para o 3º ano – Evolução
01-(UFC/2004)
“O ambiente afeta a forma e a organização dos
animais, isto é, quando o ambiente se torna muito diferente, produz ao longo do tempo modificações correspondentes na forma e organização dos
animais... As cobras adotaram o hábito de se arrastar no solo e se esconder na
grama; de tal maneira que seus corpos, como resultados de esforços repetidos de
se alongar, adquiriram comprimento considerável...”.
O trecho
citado foi transcrito da obra Filosofia Zoológica de um famoso cientista
evolucionista.
Assinale a
alternativa que contém, respectivamente, a ideia transmitida pelo texto e o
nome do seu autor.
a) Seleção
natural – Charles Darwin.
b) Herança
dos caracteres adquiridos – Jean Lamarck.
c) Lei do
transformismo – Jean Lamarck.
d) Seleção
artificial – Charles Darwin.
e) Herança
das características dominantes – Alfred Wallace.
02-Quais as
características presentes nos indivíduos de uma espécie afim de que possamos
afirmar que os mesmos são mais adaptados em comparação a outros indivíduos da
mesma espécie:
a) são
maiores e solitários.
b) comem
mais e apresentam cores vibrantes.
c) vivem
mais e reproduzem mais.
d)
apresentam mais membros como pernas ou patas.
e) são mais
fortes.
03-“O hábito
de colocar argolas no pescoço, por parte das mulheres de algumas tribos
asiáticas, promove o crescimento desta estrutura, representando nestas
comunidades um sinal de beleza. Desta forma temos que as crianças, filhos destas
mulheres já nasceriam com pescoço maior, visto que esta é uma tradição
secular.”
A afirmação
acima pode ser considerada como defensora de qual teoria evolucionista:
a) Teoria de
Lamarck
b) Teoria de
Malthus
c) Teoria de
Wallace
d) Teoria de
Darwin
e) Teoria de
Mendel
04- (UNIFESP/2004)
Leia os trechos seguintes, extraídos de um texto sobre a cor de pele humana.
“A pele de
povos que habitaram certas áreas durante milênios adaptou-se para permitir a produção de vitamina D.”
“À medida
que os seres humanos começaram a se movimentar pelo Velho Mundo há cerca de 100
mil anos, sua pele foi se adaptando às condições ambientais das diferentes
regiões. A cor da pele das populações nativas da África foi a que teve mais
tempo para se adaptar porque os primeiros seres humanos surgiram
ali.”
(Scientific American Brasil,
vol.6, novembro de 2002).
Nesses dois
trechos, encontram-se subjacentes ideias:
a) da Teoria
Sintética da Evolução.
b)
darwinistas.
c)
neodarwinistas.
d)
lamarckistas.
e) sobre
especiação.
05-Considerando
diferentes hipóteses evolucionistas, analise as afirmações abaixo e as
respectivas justificativas.
A – O Urso
Polar é BRANCO porque vive na NEVE!
B – O Urso
Polar vive na NEVE porque é BRANCO!
As
afirmações A e B podem ser atribuídas, respectivamente, a:
a) Lamarck e
Darwin.
b) Pasteur e
Lamarck.
c) Pasteur e
Darwin.
d) Darwin e
Wallace.
e) Wallace e
Darwin.
06-(UFES/2004)
Os pesquisadores Robert Simmons e Lue Scheepers questionaram a visão
tradicional de como a girafa desenvolveu o pescoço comprido. Observações feitas
na África demonstraram que as girafas que atingem alturas de 4 a 5 metros,
geralmente se alimentam de folhas a 3 metros do solo. O pescoço comprido é
usado como uma arma nos combates corpo a corpo pelos machos na disputa por
fêmeas. As fêmeas também preferem acasalar com machos de pescoço grande. Esses
pesquisadores argumentam que o pescoço da girafa ficou grande devido à seleção
sexual; machos com pescoços mais compridos deixavam mais descendentes do
que machos com pescoços mais curtos.
(Simmons
and Scheepers, 1996. American Naturalist Vol. 148: pp. 771-786.
Adaptado).
Sobre
a visão tradicional de como a girafa desenvolve um pescoço comprido, é CORRETO
afirmar que:
a)
na visão tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoço comprido
pela lei de uso e desuso. As girafas que esticam seus pescoços geram uma prole
que já nasce com pescoço mais comprido e, cumulativamente, através das
gerações, o pescoço, em média, aumenta de tamanho.
b)
na visão tradicional baseada em Lamarck, a girafa adquire o pescoço comprido
com a sobrevivência diferencial de girafas. Aquelas com pescoço comprido
conseguem se alimentar de folhas inacessíveis às outras e deixam, portanto,
mais descendentes.
c)
na visão tradicional baseada em Lamarck, a girafa adquire o pescoço comprido
pela lei do uso e desuso. Aquelas com pescoço comprido conseguem se alimentar
de folhas inacessíveis às outras, e deixam, portanto, mais descendentes.
d)
na visão tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoço comprido com
a sobrevivência diferencial de girafas. Aquelas com pescoço comprido conseguem
se alimentar de folhas inacessíveis às outras, e deixam, portanto, mais
descendentes.
e)
na visão tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoço comprido com
a sobrevivência diferencial de girafas. As girafas que esticam seus pescoços
geram uma prole que já nasce com pescoço mais comprido e, cumulativamente,
através das gerações, o pescoço, em média, aumenta de tamanho.
07. (Fatec-SP) Analise o texto
abaixo:
“Em todo animal que não tenha ainda se desenvolvido completamente, o uso freqüente e repetido de um órgão qualquer fortalece, pouco a pouco, esse órgão, desenvolve-o, aumenta-o, tornando-o mais forte, com uma força proporcional ao tempo de uso, enquanto o desuso de tal órgão enfraquece-o aos poucos, deteriora-o, diminui progressivamente suas faculdades e acaba por fazê-lo desaparecer.”
(Filosofia zoológica, 1809.)
O texto acima deve ser atribuído a:
a) Darwin, para explicar a seleção natural.
b) Lamarck, para explicar o criacionismo.
c) Mendel, para explicar a genética.
d) Darwin, para explicar o evolucionismo.
e) Lamarck, para explicar o evolucionismo.
“Em todo animal que não tenha ainda se desenvolvido completamente, o uso freqüente e repetido de um órgão qualquer fortalece, pouco a pouco, esse órgão, desenvolve-o, aumenta-o, tornando-o mais forte, com uma força proporcional ao tempo de uso, enquanto o desuso de tal órgão enfraquece-o aos poucos, deteriora-o, diminui progressivamente suas faculdades e acaba por fazê-lo desaparecer.”
(Filosofia zoológica, 1809.)
O texto acima deve ser atribuído a:
a) Darwin, para explicar a seleção natural.
b) Lamarck, para explicar o criacionismo.
c) Mendel, para explicar a genética.
d) Darwin, para explicar o evolucionismo.
e) Lamarck, para explicar o evolucionismo.
08. (MACK-SP) As teorias da "transmissão hereditária dos
caracteres adquiridos" e da "seleção natural" foram propostas,
respectivamente, por:
a) Darwin e Lamarck
b) Lamarck e Darwin
c) Darwin e Weissman
d) Weissman e Darwin
e) Lamarck e Mendel
a) Darwin e Lamarck
b) Lamarck e Darwin
c) Darwin e Weissman
d) Weissman e Darwin
e) Lamarck e Mendel
09. (UEL-PR) Em relação à evolução biológica, considere os fatores
abaixo:
I – Seleção natural.
II – Adaptação ao meio.
III – Lei do uso e desuso.
IV – Herança dos caracteres adquiridos.
V – Recombinação gênica e mutação.
Quais desses fatores Darwin considerou quando elaborou a teoria da evolução das espécies?
a) Apenas I e II.
b) Apenas I e V.
c) Apenas II e III.
d) Apenas III e IV.
e) Apenas IV e V.
I – Seleção natural.
II – Adaptação ao meio.
III – Lei do uso e desuso.
IV – Herança dos caracteres adquiridos.
V – Recombinação gênica e mutação.
Quais desses fatores Darwin considerou quando elaborou a teoria da evolução das espécies?
a) Apenas I e II.
b) Apenas I e V.
c) Apenas II e III.
d) Apenas III e IV.
e) Apenas IV e V.
10. (Fuvest-SP) Uma idéia comum às teorias da evolução propostas por
Darwin e por Lamarck é que a adaptação resulta:
a) do sucesso reprodutivo diferencial.
b) de uso e desuso de estruturas anatômicas.
c) da interação entre os organismos e seus ambientes.
d) da manutenção das melhores combinações gênicas.
e) de mutações gênicas induzidas pelo ambiente.
a) do sucesso reprodutivo diferencial.
b) de uso e desuso de estruturas anatômicas.
c) da interação entre os organismos e seus ambientes.
d) da manutenção das melhores combinações gênicas.
e) de mutações gênicas induzidas pelo ambiente.
11-(UNIVASF
– JULHO/2008) Considerando
diferentes hipóteses evolucionistas, analise as afirmações abaixo e as
respectivas justificativas.
1) O GAFANHOTO É VERDE PORQUE VIVE NA GRAMA! Seguindo esse raciocínio, por viver na grama, o gafanhoto passa a produzir pigmentos verdes que o ajudam a se confundir com o ambiente, passando essa característica para os descendentes.
2) O GAFANHOTO VIVE NA GRAMA PORQUE É VERDE! Segundo esse raciocínio, por ser verde, o gafanhoto fica protegido dos predadores. Conseqüentemente, pode gerar descendentes, aos quais transfere suas características.
As afirmações 1 e 2 podem ser atribuídas, respectivamente, a:
a) Lamarck e Darwin.
b) Hardy-Weinberg e Lamarck.
c) Pasteur e Redi.
d) Spallanzani e Hooke.
e) Oparin e Miller.
1) O GAFANHOTO É VERDE PORQUE VIVE NA GRAMA! Seguindo esse raciocínio, por viver na grama, o gafanhoto passa a produzir pigmentos verdes que o ajudam a se confundir com o ambiente, passando essa característica para os descendentes.
2) O GAFANHOTO VIVE NA GRAMA PORQUE É VERDE! Segundo esse raciocínio, por ser verde, o gafanhoto fica protegido dos predadores. Conseqüentemente, pode gerar descendentes, aos quais transfere suas características.
As afirmações 1 e 2 podem ser atribuídas, respectivamente, a:
a) Lamarck e Darwin.
b) Hardy-Weinberg e Lamarck.
c) Pasteur e Redi.
d) Spallanzani e Hooke.
e) Oparin e Miller.
12) (UFRGS/2007)
Uma professora de biologia explicou aos seus alunos que a quantidade da enzima
lactase diminui muito ao longo do desenvolvimento de indivíduos originários de
povos orientais, o que impede a degradação efetiva do açúcar do leite. Uma das
alunas comentou que essa diminuição de lactase deveria ser causada pelo tipo de
alimentação característico dos orientais: pobre em leite e seus derivados. A
professora ponderou que a aluna havia expressado uma ideia que correspondia ao
pensamento de:
a) Darwin
b) Morgan
c) Lamarck
d) Crick
e) Mendel
a) Darwin
b) Morgan
c) Lamarck
d) Crick
e) Mendel
13) Lamarck foi o primeiro a
propor uma hipótese consistente para explicar o mecanismo da evolução. Nela,
salientava:
a) a importância das mutações para a formação de novas espécies.
b) o papel da seleção natural na modificação das espécies.
c) a relevância dos híbridos na especiação.
d) as adaptações dos seres vivos ao ambiente.
e) a existência de alelos recessivos.
a) a importância das mutações para a formação de novas espécies.
b) o papel da seleção natural na modificação das espécies.
c) a relevância dos híbridos na especiação.
d) as adaptações dos seres vivos ao ambiente.
e) a existência de alelos recessivos.
Trabalho individual– entregar até dia 14 de setembro - só as
respostas!!!!!!