Aula 02 - Origem da Vida
Biogênese e abiogênese; hipótese da evolução gradual dos sistemas químicos; hipótese heterotrófica e autotrófica.
A origem da vida
01- A origem das coisas e dos seres:
Teoria da grande explosão ou Big Bang:
1.1- A formação da Terra – 4,5 bilhões de anos;
1.2- Vestígios de vida mais antigos - 3,5 bilhões de anos – Austrália;
1.3- Como a vida teria surgido no planeta?
02- Primeiras idéias sobre o aparecimento dos seres vivos:
2.1- Abiogênese ou Geração espontânea: a produção de seres vivos poderia ocorrer com base em substancias ou materiais não vivos. Matéria inanimada + principio ativo do ar;
Estas idéias perduraram até á era moderna, pois Van Helmont (1577 – 1644) ainda considerava que os “cheiros dos pântanos geravam rãs e que a roupa suja gerava ratos, adultos e completamente formados”.
No século XVII Francisco Redi, naturalista e poeta, pôs-se contrário as idéias de Aristóteles, negando a existência do princípio ativo e defendendo que todos os organismos vivos surgiam a partir de inseminação por ovos e nunca por geração espontânea. Para demonstrar a veracidade de sua teoria, Redi realizou uma experiência que se tornou célebre pelo fato de ser a primeira, registrada, a utilizar um controle em suas experiências. “Frascos com carne”;
Needham utilizou várias infusões, que colocou em frascos. Esses frascos foram aquecidos e deixados ao ar durante alguns dias. Observou que as infusões rapidamente eram invadidas por uma multitude de microrganismos. Interpretou estes resultados pela geração espontânea de microrganismos, por ação do princípio ativo de Aristóteles.
Spallanzani. Verificou que a proliferação de microrganismos era proporcional ao contato com o ar. Interpretou estes resultados com o fato de o ar conter ovos desses organismos, logo toda a Vida proviria de outra, preexistente.
Needham não aceitou estes resultados, alegando que a excessiva fervura teria destruído o principio ativo presente nas infusões.
2.2- O desafio de Pasteur:
A polêmica manteve-se até 1862 - francês Louis Pasteur - colocou diversas infusões em balões de vidro, em contato com o ar. Concluiu, assim, que todos os microrganismos se formavam a partir de qualquer tipo de partícula sólida, transportada pelo ar. Nos balões intactos, a entrada lenta do ar pelos pescoços estreitos e encurvados provocava a deposição dessas partículas, impedindo a contaminação das infusões. Ficou definitivamente provado que, nas condições atuais, a Vida surge sempre de outra Vida, preexistente.
03- As teorias sobre a origem da vida na Terra:
3.1- Teoria da evolução molecular ou química da vida:
A vida surge de moléculas orgânicas simples que teriam sido sintetizadas na atmosfera primitiva da Terra, e posteriormente, acumuladas nos oceanos.
Dados obtidos a partir de diversos campos da ciência permitiram em 1936 que o russo Alexander Oparin formula-se uma teoria revolucionária, que tentava explicar a origem da Vida na Terra, sem recorrer a fenômenos sobrenaturais ou extraterrestres. Não consegue provar ou criar as moléculas orgânicas;
Moléculas primordiais: Stanley Miller (1953) – água(H2O), gás metano (CH4), gás hidrogênio (H2) e amônia (NH3)+ descargas elétricas = aminoácidos (coacervados).
04- Teoria da Panspermia ou Cosmozóica – vida teria surgido de meteorito – extraterrestre;
05- Teoria Fixista ou Bíblica – a vida foi criada por um ser supremo;
06- Evolução do metabolismo energético:
Hipótese heterotrófica: seres heterótrofos anaeróbios – seres autótrofos – seres aeróbios
Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos e, esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta.
terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
curiosidade - tartaruga com duas cabeças
24/02/2012 10h25 - Atualizado em 24/02/2012 10h25
Tartaruga de duas cabeças e seis patas é exposta ao público na Ucrânia
Réptil também tem dois corações, mas apenas um intestino.
Animal de 5 anos foi exibido no Museu de História da Ciência de Kiev.
Do G1, com informações da AFP
11 comentários
O animal participa de um evento promovido na instituição. O organizador Dmitry Tkachev acredita que a tartaruga seja fruto de uma mutação e que não sobreviveria se deixada na natureza. Ele também afirmou que uma cabeça não consegue enxergar a outra, o que pode levar cada uma delas a comandar o corpo para andar em direções opostas.
A equipe responsável pelo animal também afirma que cada cabeça "aprecia" tipos diferentes de comida: enquanto uma prefere folhas, a outra não suporta alimentos verdes e consome preferencialmente cenouras e pimentas.
Tartaruga com duas cabeças e seis patas é exibida na Ucrânia. (Foto: Genya Savilov / AFP Photo)
fonte: g1 ciências
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)