quarta-feira, 27 de abril de 2011

SE VOCÊ SOUBESSE......

Se você entender a biologia e a química, pensaria 2 vezes (ou mais) antes de comer muita coisa.


Produtos industrializados contêm aditivos químicos e são potencialmente cancerígenos e tóxicos.
Aditivo químico é qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos, sem propósito de nutrir, mas com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenamento, transporte ou manipulação; de um alimento.

Começando pelo produto mais usado, sucos artificiais, estes  contêm uma combinação de corantes químicos e acidulantes (ácido cítrico), capaz de matar uma vaca.
Os sucos  geralmente apresentam a  tartrazina, que impede a absorção de várias vitaminas B que são importantes para o cérebro e para muitas outras funções vitais.
O ácido cítrico causa cirrose hepática e descalcificação dos ossos. BHT e BHA são tóxicos aos rins e fígado e interfere na reprodução, e o vilão  EDTA causa anemia e descalcificação. Um sushi é mais saudável que um suco de “pacotinho”.

Refrigerantes são deliciosos, mas contém tanta formulação química, contém formaldeído ( primo direto do formol colocado no cabelo e em cadáveres), ácido fosfórico e corantes tóxicos, fora o açúcar exagerado que é adicionado para que o gosto não fique de “xarope” e não menos importante, aquele gás que deixa o refresco espumadinho, deixa a barriga estufada depois a ponto de explodir.
Os refrigerantes  desequilibram o metabolismo do pâncreas, a absorção da glicose pela musculatura (síntese do glicogênio), causa anemia, alergias, toxidade, má formação do feto, sendo que a maioria destes é causado pelo  corante Caramelo aquele responsável por deixar a coca cola escurinha. Isso tudo fora as mutações genéticas que o dióxido de enxofre causa nos bebezinhos, grávidas por favor não tomem coca cola.
Hum.. sabe aquelas salsichinhas enlatadas deliciosas então, devido à presença de conservantes e corantes, as células do fígado ficam condenadas, fora o sal em excesso que esta presente em todos os enlatados,  este favorecem o desenvolvimento de tumores gastrointestinal.

Se eu fosse falar de todos os alimentos com certeza nem água mais você tomaria

Fonte: http://www.humorcomconteudo.com/2011/02/se-voce-tivesse-uma-aula-de-bioquimica/



Que refrigerantes fazem mal a saúde todos sabem. No mínimo causam obesidade, cáries, gastrite, osteoporose. Mas além disso causam uma série de outros malefícios. São ricos em corantes, conservantes, cafeína, grandes quantidades de açúcar ou adoçantes artificiais e ácido fosfórico. Alguns químicos e biólogos fizeram um acompanhamento do que acontece no organismo quando se ingere o conteúdo de uma latinha de refrigerante.
Primeiros 10 minutos:
10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente.

Você não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido fosfórico corta o gosto.
20 minutos:O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina. O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura. (É muito para este momento em particular.)
40 minutos:A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras.
45 minutos:O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (Fisicamente, funciona como com a heroína.)
50 minutos:O ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo. As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina.
60 minutos:As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina. Agora é garantido que porá para fora cálcio, magnésio e zinco, os quais seus ossos precisariam. Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de açúcar. Ficará irritadiço. Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas das quais farão falta ao seu organismo.

sábado, 23 de abril de 2011

Desafio para os 2º anos

Leiam a reportagem abaixo e diga o que está errado:

Maior espécie de flor do mundo atrai visitantes em cidade da Suíça

Flor-cadáver Arum Titan desabrochou em Basel neste sábado (23).Cheiro forte atrai insetos polinizadores, e planta morre dias depois.

 

A flor-cadáver Arum Titan (Amorphophallus titanum), maior planta carnívora do mundo, floresceu na cidade suíça de Basel e atraiu visitantes ao Jardim Botânico do local neste sábado (23).

O cheiro forte, que leva as pessoas a prenderem a respiração muitas vezes, serve para atrair insetos polinizadores. A floração dura cerca de dois dias, quando a planta morre.
A espécie atinge dezenas de metros de altura e leva décadas para desabrochar, o que chama a atenção de curiosos em todo o mundo.

ATENÇÃO: quem descobrir o erro, me comunique na sala.

Vale ponto!!!!

MOÇADA....

CARA....
navegando nesse sábado encontrei um site muito legal mesmo, chamado de "Homem Virual".
Segue uma pequena explicação sobre o que é esse site:

O Projeto Homem Virtual consiste no desenvolvimento de imagens tridimensionais das estruturas do corpo humano, utilizando recursos da computação gráfica, aliado a projetos de diversas áreas.
Isto porque as imagens dinâmicas que reproduzem os componentes do nosso organismo, desde moléculas a músculos, apresentam o conhecimento científico de maneira objetiva, simples e rápida. Permitindo não só a compreensão da anatomia e fisiologia, mas também a demonstração de: patologias, ações dos medicamentos e das técnicas de procedimentos cirúrgicos.
Cada projeto é desenvolvido por uma equipe de profissionais das áreas de digital design, comunicação, tecnologia, além de médicos e demais profissionais de saúde.
Estas características tornam o Homem Virtual uma moderna ferramenta educacional. Os vídeos funcionam como objetos de aprendizagem, ou seja, conjuntos reutilizáveis de informações que podem ser empregados em diferentes contextos. São ilhas de conhecimento, aplicáveis a públicos-alvo distintos, dentro de estratégias pedagógicas que visam objetivos específicos.
O Homem Virtual foi criado em 2003 pelos professores doutores: György Miklós Böhm e Chao Lung Wen, da Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP, que buscavam um novo método para transmitir conhecimentos sobre saúde.

O endereço é
http://www.projetohomemvirtual.com.br/

É muito legal.... ótimo para as turmas do 8º ano A e B do Olinda.

2º anos E e F - aula programada

ENTREGAR SOMENTE GABARITO DIA 02 DE MAIO DE 2011....

AULA PROGRAMADA - EXERCÍCIOS AVALIATIVO –
 REINO PROTISTA
01)Entre os vários grupos de microrganismos existe um que é representado por seres unicelulares procariontes que podem ser utilizados na produção industrial de insulina humana. Esse grupo é constituído por
a) bactérias.              b) bacteriófagos.
c) fungos.                    d) protozoários.                   e) vírus.

02) Em certas regiões do nordeste brasileiro são utilizados, na construção de habitações rurais, tijolos de diatomitos constituídos por carapaças compactadas de diatomáceas. Esse material corresponde a:
a) algas feofíceas ou algas pardas (marrons).   
b) algas crisofíceas ou douradas.
c) artrópodos (quilópodos e diplópodos).
d) poríferos ou esponjas.
e) moluscos gastrópodos.

03)O efeito estufa poderá contribuir para a propagação de diversas doenças causadas por protozoários e transmitidas por artrópodes. Uma dessas doenças pode ser:
a-      Febre amarela       c - Malária        e - Toxoplasmose
b-     Dengue                      d – Cólera

04)Doenças como dengue, malária e febre amarela eram doenças erradicadas em alguns centros urbanos, porém nos últimos tempos está voltando com muitos casos. Isso se deve ao fato de:
a-      Aumento exagerado do nível de poluição;
b-      Ingestão de alimentos contaminados;
c-      Proliferação de criadouros de mosquitos transmissores;
d-     Ingestão de água contaminada.

05)O principal critério para determinação das classes do Filo Ptotozoa é:
a-O modo de reprodução;
b- O modo de vida;
c- A forma de alimentação;
d- O tipo de estrutura de sustentação;
e-O tipo de estrutura de locomoção.

06)Não é profilaxia da amebíase:
a-      Lavar frutas e verduras;       d-Higiene;
b-      Saneamento básico                e-Tomar água filtrada
c-      Vacinas

07)Assinale a associação incorreta entre a doença e a forma de transmissão:
a-      Malária: mosquito-prego
b-      Doença de Chagas: barbeiro;
c-      Doença do sono: alimentos contaminados
d-     Ulcera de bauru: mosquito palha
e-      Giardíase: água e alimentos contaminados

08)Entre as doenças abaixo, indique aquelas que é transmitida por água é alimentos contaminados:
a-      Tricomonose                     d-Amebíase
b-      Doença de Chagas           e-Leishmaniose
c-      Doença do sono

09)O agente etiológico da malaria:
a-      Fungo             c-Protozoário
b-      Bactéria          d-Platelminto              e-Vírus

10)A falta de saneamento básico é um problema extremamente grave no Brasil, inclusive nas grandes metrópoles. Nas alternativas abaixo, são citadas doenças cuja incidência poderia ser diminuída pela construção de redes de esgotos, exceto:
a-      Esquistossomose;             d-Amarelão
b-      Disenteria amebiana         e-Cólera
c- Doença de Chagas

quarta-feira, 20 de abril de 2011

AULA PROGRAMADA - 1º ANOS

Aluno:______________________________________ N°: ____________
Série: ________________________Data:
Aula programada de Biologia
01- A curiosidade de saber como a vida surgiu na face da Terra é uma constante na maioria das pessoas. Relacione as proposições corretamente:
A-teoria da panspermia
B-teoria heterotrófica
C-teoria da abiogênese
D-teoria fixista
( ) os primeiros seres vivos surgiram na Terra e devem ter sido incapazes de fabricar seu próprio alimento.
( ) os seres vivos se originam a partir de elementos do meio.
( ) organismos extraterrestres deram origem aos primeiros seres vivos do planeta Terra.
( ) os seres vivos originaram-se por obra de um ser divino.02- A chamada "estrutura procarionte" apresentada pelas bactérias nos indica que estes seres vivos são:
A-Destituídos de membrana plasmática;
B-Formadores de pequenos esporos;
C-Constituídos de parasitas obrigatórios;
D-Desprovidos de carioteca.03- Segundo as teorias de Oparin, não encontramos na atmosfera primitiva:
a- H2O         b- CH4             c- NH3                              d- H2 e-O204- Aglomerados de moléculas de proteínas que se apresentam juntas, formando pequenos grupos envoltos por uma camada de moléculas de água, representam o que chamamos especificamente:
a- Colóides                                         b- Proteinóides
c- Coacervados                                 d- Vírus                                   e- Protogene
05- Pode-se dizer, corretamente, que o teor de água nos animais superiores:
a- será maior quanto maior for seu metabolismo, e diminuirá com o aumento da idade.
b- será maior quanto maior for seu metabolismo, e aumentará com o aumento da idade.
c- será maior quanto menor for seu metabolismo, e diminuirá com o aumento da idade.
d- será maior quanto menor for o seu metabolismo, e aumentará com o aumento da idade.06- Relacione as colunas:
(A) Ferro (B) Cálcio
(C) Iodo (D) Zinco
( ) Essencial ao fortalecimento dos ossos e dentes.
( ) Componente do hormônio da tireóide.
( ) Evita a anemia.
( ) Auxilia o crescimento, a reprodução e a imunidade.07- Para cada afirmativa sobre os seres vivos, marque verdadeiro ou falso:
( ) Os seres heterótrofos têm capacidade de sintetizar seu próprio alimento, pois realizam a fotossíntese.
( ) Os seres heterótrofos necessitam dos seres autótrofos para sua alimentação.
( ) Todos os seres que vivem no planeta Terra são formados pelas células, podendo ser classificados em procariontes (sem núcleo organizado) ou eucariontes (com núcleo organizado pela carioteca).
( ) O metabolismo é composto por dois processos: anabolismo (reações de construção de moléculas) e catabolismo (reação de quebra de moléculas).
( ) Reprodução sexuada traz mais vantagens ao ambiente, pois aumenta a variabilidade genética dos seres de uma mesma espécie.08- A parte da Biologia que estuda as células chama-se:
A- Histologia
B -Citologia
C- Embriologia
D- Ecologia
E-Fisiologia09- Qual (is) característica(s) é (são) encontrada(s) em todos os seres vivos da Terra, incluindo os vírus?
01.reprodução
02.organização celular
04.mutação
08.hereditariedade
16.adaptação ao meio
32.metabolismoSoma das corretas:___________10- Relacione as colunas:
A- Carboidratos
B- Lipídios
C- Sais minerais
D- Proteínas
F- Água
( ) a glicose é um exemplo dessa substancia.
( ) formadas por aminoácidos.
( ) são substâncias inorgânicas.
( ) insolúveis em água.
( ) substância em maior quantidade no corpo humano.
 
 "A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces." [Aristóteles] 
 
 
 ENTREGAR NO DIA 02/MAIO - SOMENTE O GABARITO

ATIVIDADE PRÁTICA PARA OS PRIMEIROS ANOS - "Permeabilidade Celular"

01: CONSTRUA UM OSMÔMETRO.
Material: Um ovo de galinha, um corpo de caneta esferográfica e uma vela.
Procedimento: Deixe apenas a extremidade mais larga do ovo no vinagre, por 24 horas, para que a casca se dissolva e exponha a membrana coquilífera. Fure a extremidade mais estreita do ovo e remova cuidadosamente o conteúdo. Ajuste no furo do ovo um corpo plástico de caneta esferográfica e fixe-o com a parafina derretida da vela, vedando bem. Preencha o interior do ovo e parte do corpo plástico com uma solução concentrada de açúcar. Marque o nível no corpo da caneta. Mergulhe a base do ovo, com a membrana coquilífera exposta, em um frasco cheio de água pura.Após algum tempo, o que se observa? Explique.
Obs.: A membrana coquilífera é altamente permeável a sais. Portanto essa demonstração não deve ser feita com soluções salinas.
FONTE: http://www.colegioequipe.g12.br/arqs/download/ciencias/lab_osmometro_de_ovo.pdf

02: Osmose em ovos de codorna.
MATERIAL: - 4 ovos de codorna - um recipiente médio (tigelinha, prato fundo etc.) - 2 copos de vidro - água filtrada - vinagre branco (de vinho, de arroz etc.) - açúcar de cana (sacarose) - etiquetas de papel
PROCEDIMENTOS
1.Coloque o vinagre no recipiente e mergulhe os ovos, de modo a cobri-los completamente. Deixe-os assim por cerca de 24 horas ou até a total remoção da casca calcária. Lave-os bem sob água corrente.
2.Coloque a água nos copos, até cerca de metade da capacidade. No copo 01 dissolva a máxima quantidade possível de açúcar (mais ou menos 5 ou 6 colheres de sopa), preparando uma solução altamente concentrada, viscosa como calda de doce.
3. O copo 02 ficará apenas com água.
3.Coloque 2 ovos com a casca calcária removida em cada solução. Observe a forma e a consistência deles a cada 2 horas. Anote os resultados.
Observações: Para observar os efeitos da osmose nos ovos é preciso primeiro remover a casca calcária, o que pode ser feito através da dissolução do carbonato de cálcio da casca pelo ácido acético presente no vinagre. Durante a reação observa-se intenso desprendimento de bolhas de gás carbônico junto à superfície do ovo.
Questões:
01. O que aconteceu com o ovo do copo 01? Explique.
02. O que aconteceu com o ovo do copo 02? Explique
03. Depois de observar o que ocorre nessa demonstração de osmose, é interessante transferir um dos ovos do copo 01 (solução de açúcar) para o copo 02 (água filtrada), e vice-versa. Anote o que aconteceu.

03: OSMOSE NO OVO:
MATERIAL E REAGENTES
·                     2 copos de vidro incolor (300 mL)
·                     1 colher de sopa
·                     2 ovos de tamanhos iguais
·                     250 mL de vinagre
·                     250 g de açúcar
PROCEDIMENTO
Lave um ovo somente com água e coloque-o num béquer contendo cerca de 250 mL de vinagre. Durante 5 a 10 minutos, observe o que acontece. Deixe o sistema em repouso por pelo menos um dia. Ao lado, deixe o outro ovo para comparação.
Após um dia ou mais, observe se houve alterações no sistema. Quais? Compare o tamanho do ovo mergulhado no vinagre com o do outro ovo. Com cuidado, para não romper a membrana do ovo, retire o vinagre do béquer segurando o ovo. Observe se o ovo ainda tem casca. A seguir, lave-o apenas com água, recoloque-o no béquer e adicione cerca de 250 mL da solução fria supersaturada de açúcar. Observe se ocorre alguma reação. O ovo flutua ou fica no fundo do béquer? Deixe o sistema em repouso por pelo menos mais um dia. Após esse período, retire cuidadosamente o ovo da solução de açúcar, lave-o e compare seu tamanho com o do outro ovo.
Preparo da Solução: Solução supersaturada de açúcar - adicione 250 g de açúcar a cerca de 250 mL de água quente e continue aquecendo e mexendo até que a dissolução seja completa. A solução ficará amarelada e viscosa.
OBSERVAÇÕES
1 - A casca do ovo é formada, em grande parte, de carbonato de cálcio (CaCO3). Quando se coloca o ovo em contato com o vinagre, observa-se a evolução de gás carbônico devido à seguinte reação: 2H+(aq) + CaCO3(s)  CO2(g) + H2O(l) + Ca+2(aq)
2 - Um fenômeno físico que também pode ser observado no início do experimento é a flutuação do ovo com casca, associada à formação de uma camada de bolhas na superfície. Ocorre que a densidade do conjunto ovo/camada de bolhas é menor que a densidade só do ovo. A este fenômeno dá-se o nome de empuxo.
fonte: http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/experimentos/osmose.html

04:OSMOSE NA BATATA:

Tome duas batatas de tamanho aproximadamente igual (ou corte uma batata maior na metade). Descaque-as, e cozinhe uma delas por uns 10 ou 20 minutos, mas não deixe-a despedaçar de tanto cozinhar, OK?
Depois faça uma cavidade de igual tamanho em ambas, e coloque o mesmo tanto de açúcar. Deixe ambas num prato com água por 24h.
O que acontece?

05: OSMOSE NA CENOURA
A Cenoura funciona como membrana semipermeável.
O objetivo dessa metodologia é realizar uma osmose e simular o processo de absorção de água pelas plantas através de suas raízes, nessa prática a cenoura fará o papel das raízes de uma planta, cuja função é transportar água para as regiões mais altas dessa planta.
Procedimento

Material utilizado: erlemeyer, tubo de ensaio, pote plástico, proveta.
Reagentes: cenoura, corante e açúcar
. Descrição do processo
: 1. Padronize as cenouras, cortando suas extremidades até ficarem com aproximadamente 7 cm de comprimento, em seguida descasque-as;
2. Com a ajuda de um cano faça um buraco de 2 cm de diâmetro (da largura do tubo de ensaio) e 6 cm de profundidade, no sentido longitudinal (retirando o miolo). A cenoura irá ficar oca, mas com o fundo inteiro;
3. Prepare a solução em um erlemeyer (ou copo de boca larga): misture 10 ml de água em açúcar até obter uma solução saturada, misture 3 gotas de corante;
4. Coloque essa solução dentro da cenoura e tampe o buraco de abertura com o tubo de ensaio;
5. Em seguida coloque a cenoura dentro do pote plástico e adicione água até 1 cm abaixo da extremidade superior da cenoura;
6. Deixe em repouso por algumas horas e observe o que acontece.
06:  SIMULANDO A PERMEABILIDADE DA MEMBRANA
Este experimento permite simular a passagem seletiva de substâncias através da membrana celular. Para realizá-lo são necessários: um pedaço de filme de PVC (plástico fino e aderente para envolver alimentos), uma colher de amido, um copo com água e iodo.
Este experimento é simples e rápido.
Inicialmente peça que os alunos coloquem um pouco de amido em um pires e acrescentem uma gota de iodo sobre ele, registrando o que ocorre.
Em seguida deverão colocar água no copo com um pouco de iodo. Introduzir o plástico no copo com uma colher de amido, formando uma pequena bolsa. Acrescentar um pouco de água no amido e fechar o plástico, deixando preso em um dos lados do copo. Aguardar alguns minutos e registrar o que ocorre. (Veja foto)
  Peça para que os alunos analisem o experimento e registrem em seus cadernos respostas para as seguintes questões:
• Considerando que o plástico representa uma membrana que limita um meio interno e outro externo, determine quais as substâncias presentes nesses dois meios.
• Qual das substâncias atravessa o filme plástico? De onde para onde? Como se pode concluir essa informação?
• Qual a provável razão pela qual apenas uma das substâncias atravessa o filme plástico? Por que isso ocorre?
07: REAÇÃO CELULAR EM MEIOS: HIPOTÔNICO, ISOTÔNICO E HIPERTÔNICO
Para realizar a experiência recorte três pequenas tiras de mesmo tamanho, finas e retas de pimentão. Coloque uma delas num recipiente com água destilada, outra com água da torneira e outra em água com uma colher de sal. Numere os três recipientes e estabeleça o seguinte: 1 – para solução HIPOTÔNICA; 2 – para solução ISOTÔNICA e 3 – para solução HIPERTÔNICA.
Após algumas horas (ou até mesmo no dia seguinte) as tiras de pimentão deverão ser retiradas dos recipientes e colocadas em uma superfície limpa, com a casca sempre voltada para o mesmo lado. (Veja foto)

Peça para que os alunos analisem o experimento e registrem em seus cadernos respostas para as seguintes questões:
• Por que a tira de pimentão do primeiro recipiente curva-se na direção da casca, a do segundo recipiente não se curva e a do terceiro recipiente se curva para a direção da polpa do pimentão?
• Nesta experiência não se observa a passagem de solutos entre as células vegetais e o meio externo, mas sim a passagem do SOLVENTE – a ÁGUA. Como podemos deduzir em qual direção houve passagem de água entre os meios interno e externo em cada um dos recipientes?
Dica! – Ao final da experiência, toquem as tiras de pimentão com as mãos e sintam sua textura e rigidez. Isso ajuda a deduzir se as células estão com mais ou menos de água em seu interior.
08: OSMOSE NA BATATA II
Material:
·                     Duas batatas inglesas cruas
·                     Uma faca sem ponta (ou uma faca de plástico)
·                     Uma colher de café
·                     Sal
·                     Açúcar
·                     5 pratos descartáveis
·                     Guardanapos de papel (ou Papel toalha)
·                     Caneta de retroprojeção ou fita crepe
Como fazer:
1. Corte as batatas ao meio.
2. Faça um buraco, utilizando a colher, no centro de 3 metades de batata.
3. Seque bem as metades de batata com papel toalha ou guardanapo.
4. Marque 3 pratos, escrevendo com caneta de retroprojeção ou usando a fita crepe: "açúcar", "sal" e "controle". Os outros 2 pratos serão marcados com "açúcar" e "sal".  Os pratos devem estar limpos e secos antes de começar a experiência.
5. Coloque uma metade de batata em cada um dos pratos descartáveis, com o buraco voltado para cima.  Se por acaso você não conseguir colocar as metades em pé, você pode fazer um corte plano no lado oposto ao buraco da batata para que ela fique equilibrada no prato.
6. Adicione uma medida de açúcar no buraco da batata marcada "açúcar" e uma medida de sal no buraco da batata marcada "sal". Na batata marcada "controle", não coloque nada.
É importante que você coloque dentro do buraco a mesma quantidade de açúcar e de sal, nós usamos uma colher de café, mas pode ser uma tampinha de refrigerante, por exemplo.
7. Nos outros pratos sem batata, coloque uma medida de açúcar e uma de sal,
8. Aguarde alguns minutos observando para ver o que vai acontecer.
Depois de alguns minutos você vai notar que tanto o açúcar quanto o sal que estão nas batatas ficaram molhados. Sem batata, nem o sal e nem o açúcar ficam molhados!  O que será que aconteceu? De onde veio essa água? As batatas mudaram de cor? Mudaram de consistência?  E a metade “controle”, o que aconteceu com ela?  Tem água em volta das batatas, nos pratinhos, ou apenas no buraco?
fonte: : http://www2.bioqmed.ufrj.br/ciencia/Batata1.htm
 
10: OSMOSE EM FOLHA DE ALFACE II
Materiais:
Alface fresca;
Água;
1 prato ou vasilha;
Geladeira;
1 colher;
Sal de cozinha
Procedimento:
1- Colocar uma folha de alface em um recipiente;
2- Adicionar sal de cozinha sobre a folha;
3- Aguardar até que a folha perca sua resistência e fique flácida.

09: OSMOSE EM BATATA III:
·                     MATERIAL: 1 batata tipo inglesa;
·                     1 recipiente plástico de 250 mL (caneca de plástico);
·                     água destilada;
·                     1 rolo de filme de PVC;
·                     copo plástico de café;
·                     1 seringa hipodérmica esterilizada de 1mL (vendida em farmácias);
·                     1 colher de chá;
·                     açúcar (cristal ou refinado);
·                     1 haste flexível sem o algodão nas pontas;
·                     corante alimentício vermelho;
Procedimentos
1)
Tomar a seringa e cortar a sua ponta, de tal modo que ela possa ser usada como um fura-rolhas, conforme indicado na Figura 1b;
2) Fazer um orifício em uma batata do tipo inglesa com o auxílio da seringa (fura-rolhas). Tomar o devido cuidado para não romper o tubérculo. O orifício formado deve ter uma profundidade adequada, isto é, a metade do comprimento da haste flexível de plástico;
3) Cortar uma tira do filme PVC de aproximadamente 30 cm de comprimento e 3 cm de largura;
4) Pegar uma haste flexível, retirar o algodão das pontas e envolver a parede central externa com o filme de PVC;
5) Dissolver em 30 mL de água contidos em um copo plástico para café uma colher das de chá de açúcar (~3,5 g) e uma pequena quantidade do corante de alimento vermelho (~1,2 g). Transferir a solução para o orifício feito na batata;
6) Tampar o orifício com a haste flexível revestida com o filme de PVC;
7) Finalmente, colocar a batata em um copo contendo água de torneira (ou preferencialmente água destilada¹) e deixar em repouso durante 3-6 h, como mostrado na Figura 1c.

fonte: http://pt.scribd.com/doc/23374963/Osmose-aula-pratica

outras fontes que ser utilizadas: 
http://www.ib.unicamp.br/lte/bdc/busca.php?